Na Tribuna Bancária nº 1325 (de 10 a 15 de março de 2014), ao informar os resultados de reunião de negociação com a direção do BNB sobre o pagamento da segunda parcela da PLR/2013, o Sindicato dos Bancários do Ceará alertou para o fato de o DEST ainda não haver oficializado a autorização para a quitação do benefício.
Hoje, transcorridos mais de 20 dias (a reunião aconteceu no dia 7/3), a PLR conforme proposta, anunciada e divulgada pelo Banco, ainda está em fase final de avaliação pelo departamento controlador das empresas estatais. Em contato realizado pelo SEEB/CE com a Diretoria Administrativa do Banco, a promessa é que o pagamento somente ocorrerá na terceira semana de abril, antes do feriado da Sexta-Feira Santa.
A expectativa criada pela Direção do BNB que não se realiza frustra o funcionalismo que conta com essa verba para honrar compromisso e complementar o salário que, com frequência, não dá para alcançar o final do mês. Mas não foi por falta de aviso. O Sindicato recordava à época do anúncio feito pelo Banco de outras situações em que compromissos assumidos por diretorias anteriores deixaram de ser cumpridos.
É lamentável o fato de a direção do BNB deixar chegar o prazo limite divulgado para o pagamento da PLR (1º de abril) e nada antecipar para o funcionalismo.
Não fora a atitude do SEEB/CE em cobrar a promessa sobre a qual alimentava dúvidas, o corpo funcional não teria qualquer explicação oficial do Banco.
O SEEB/CE está programando ato de protesto a ser realizado nos próximos dias, no Passaré, exigindo imediata definição sobre o assunto. O funcionalismo deve ficar atento à convocatória e participar ativamente da manifestação. Os bancários do BNB não podem se conformar em serem tratados mais uma vez como os “patinhos feios” do sistema financeiro nacional, principalmente quando vêem o resultado do seu trabalho ser dilapidado por administrações anteriores que praticaram má-gestão e cometeram irregularidades.
|