
Prevenção ao Câncer
Foi lançado em 22/03, em Manaus, pela Presidente Dilma Roussef, o Programa Nacional de Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama e de Colo de Útero. O investimento será cerca de R$ 4,5 bilhões no combate à doença. O governo federal vai garantir exames preventivos de câncer de colo de útero à todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos.Nas regiões Norte e Nordeste, serão implantados 20 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento da fase inicial da doença.
Combate à contaminação
Reduzir em até 42,7% os riscos de contaminação da água devido o uso de pesticidas. Uma equação, desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília, ajudará qualquer agricultor a evitar a necessidade de tratamento futuro da água. Segundo o pesquisador Henrique Chaves, qualquer agricultor poderá calcular os eventuais riscos de contaminação. No futuro será possível listar na internet todos os produtos licenciados no Brasil com o respectivo potencial de contaminação.
Tráfico de Pessoas
O número de denúncias de tráfico de pessoas cresceu 155% nos últimos três anos no Ceará. As informações são do Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao tráfico de Seres Humanos e Proteção à vítima. Foram 1.171 denúncias relacionadas ao tráfico de pessoas de 2008 a 2010. Segundo a Secretaria de Justiça do Ceará, o perfil das pessoas vítimas de tráfico de seres humanos é de mulheres, mães solteiras, com idade entre 15 e 21 anos, de baixo nível de escolaridade, cujo único emprego que possuem é o de empregada doméstica, ou, como ocorre em muitos casos, nenhum.
FGTS no exterior
A partir de agora os brasileiros que moram no exterior poderão sacar o dinheiro depositado nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS). A medida começa a valer porque o Ministério das Relações Exteriores e a Caixa Econômica Federal firmaram um termo aditivo assinado no dia 24/3, que, dará flexibilidade para a gradual expansão desse serviço aos brasileiros residentes em outros países. Antes, somente os consulados do Brasil no Japão podiam receber documentos para o saque de contas do FGTS.
“O problema da polícia é o bandido. O consumo de droga, seja ele o álcool, o tabaco, a maconha ou o terrível crack, precisa de assistência e saúde. Já o uso disso para efeito criminal, aí sim é problema da polícia e estamos juntos”
Rubem César Fernandes, presidente do Viva Rio. |