
Insatisfação
Levantamento da consultoria EY nos países da América Latina mostrou que os brasileiros estão em segundo lugar em número de reclamação contra as instituições financeiras, perdendo apenas para os chilenos em número de queixas. Segundo a pesquisa, no Brasil, 43% dos clientes tiveram de procurar seu banco nos últimos 12 meses para resolver problemas como cobranças indevidas ou bloqueios injustificados de compras no cartão de crédito. No Chile, esse percentual ficou em 45%.
Cotas para negros
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou dia 7/5, por unanimidade, a proposta que reserva 20% da vagas em concursos públicos federais para afrodescendentes, pelos próximos dez anos (PLC 29/2014). A reserva vale para concursos com mais de três vagas para a administração pública federal, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista controladas pela União como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobras. Caso seja aprovada sem alterações no Senado, a proposta vai à sanção presidencial.
Supersimples
Por unanimidade, a Câmara dos Deputados aprovou dia 7/5 o texto principal do projeto de lei que altera o regime de tributação das micro e pequenas empresas e universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (Supersimples). O texto aprovado estabelece que o enquadramento de empresas no Supersimples não será mais por categoria e, sim, pelo faturamento. A mudança permite que qualquer empresa da área de serviço que fature até R$ 3,6 milhões por ano poderá ingressar no regime especial de tributação após a aprovação do projeto e a sanção da presidente Dilma Rousseff.
|