
Maus tratos a animais
A Câmara dos Deputados aprovou dia 4/6 o projeto de lei que veta o uso de animais em testes de laboratório para a produção de cosméticos. O projeto ainda será analisado pelo Senado. A proposta proíbe a utilização de animais em atividades de ensino, pesquisa e teste laboratoriais para o desenvolvimento de produtos cosméticos para humanos. O texto prevê multas de R$ 50 mil a R$ 500 mil para as instituições que aplicarem os testes.
Desmatamento
Um relatório divulgado dia 5/6 na reunião da ONU sobre mudanças climáticas que ocorre em Bonn (Alemanha), destaca o Brasil como o país que mais reduziu o desmatamento e as emissões de gases que causam aquecimento global. O documento, produzido pela organização Union of Concerned Scientists (União de Cientistas Preocupados, em tradução livre), com sede nos Estados Unidos, explora como, na primeira década deste século, o Brasil conseguiu se distanciar da liderança mundial em desmatamento e do terceiro lugar em emissões de gases e se transformou em exemplo de sucesso.
Idoso não pode esperar
A campanha Idoso não pode esperar, da OAB-CE, foi lançada dia 6/6, na Praça do Ferreira, com um mutirão de atendimento gratuito para idosos. Os advogados, da Comissão do Idoso, orientaram sobre como o idoso pode recorrer à justiça e como ele pode exigir que o processo em que é parte tramite com prioridade. O objetivo da campanha é sensibilizar servidores da Justiça, juízes e a sociedade em geral para o cumprimento do artigo 71 do Estatuto do Idoso, que assegura tramitação mais rápida para requerentes com mais de 60 anos. A campanha pela prioridade processual para o idoso vai até o dia 9 de outubro.
|