
Cota nos concursos públicos
A Lei que reserva 20% aos negros das vagas nos concursos públicos federais foi sancionada no dia 9/6. A aprovação do projeto era uma demanda da CUT e do movimento negro. A lei é um passo que se soma a outros na luta pela igualdade racial no País. A população negra tem tido avanços na luta contra o racismo. Entre eles estão a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a implementação do Estatuto da Igualdade Racial, as cotas nas universidades públicas e, agora, os 20% no serviço público.
Teste do Coraçãozinho
Já oferecido em algumas maternidades da rede pública de saúde, o exame de oximetria de pulso, mais conhecido como Teste do Coraçãozinho, agora será realizado como parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). A determinação do Ministério da Saúde para realizar o exame que serve para detectar e prevenir problemas cardíacos nos recém-nascidos em toda rede pública foi publicada no Diário Oficial da União do dia 11/6. O teste permite identificar precocemente se o bebê tem alguma doença grave no coração.
Processo democrático
O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, aprovou o questionário para a consulta à categoria sobre a Campanha 2014. A consulta deverá ser feita pelos Sindicatos, como forma de buscar a participação da categoria e subsidiar a construção da pauta nacional de reivindicações. A consulta deve aferir quais são as prioridades, demandas e principais preocupações dos bancários de todo País. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração da minuta nacional de reivindicações, que será entregue à Fenaban.
|