
Alerta para enchentes
A primeira sala de situação para monitoramento dos níveis dos rios Mundaú, em Alagoas, e do Paraíba, em Pernambuco, foi inaugurada na quarta-feira (20/4) pela Agência Nacional de Águas (ANA). O objetivo é evitar tragédias causadas por enchentes, como as ocorridas na região em julho de 2010. O sistema de alerta é o primeiro a ser adotado no Nordeste e pioneiro na interligação ao sistema da ANA, com fornecimento de dados em tempo real do nível dos rios e da previsão meteorológica da região. A ação é uma parceria da ANA com as Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Defesa Civil dos dois estados.
Celulares
O Brasil fechou março com mais de 210,5 milhões de acessos na telefonia celular. O dado foi anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nos três primeiros meses, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou 7,6 milhões novas habilitações (crescimento de 3,73% no ano). Do total de acessos em operação no País, 173.006.208 são pré-pagos (82,18%) e 37.503.354 pós-pagos (17,82%). Segundo o levantamento, 17 estados já possuem mais de um celular por habitante.
Graduados
O número de estudantes formados por ano na educação superior é o triplo do que se formava há dez anos. Em 2009, 959.197 estudantes concluíram curso superior, quase três vezes o número de formandos em 2000 (352.305). O Brasil saltou de 2,6 milhões de matrículas em 2000 para 5,9 milhões em 2009. Um aumento de 121%. Os dados, apresentados pelo Ministério da Educação, são do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para o MEC, o crescimento do número de matrículas e concluintes deve-se ao conjunto de ações do ministério para ampliação do acesso ao ensino superior.
Campanha
A campanha nacional “Pare e Pense”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir o número de acidentes nas estradas, foi lançada no último dia 20 na internet e no rádio e dia 26/4 na TV. Entre as ações, uma ferramenta de serviço aos viajantes na internet. Por meio do endereço www.rotasdascidades.com.br, o internauta poderá aferir a rota apropriada para sua viagem, além de conferir as condições das rodovias federais no percurso. A campanha é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes (Dnit).
“O trabalho doméstico é fundamental para o funcionamento geral da economia, entretanto, apesar de sua contribuição à sociedade é subvalorizado, mal regulamentado, e não possui os mesmos direitos trabalhistas definidos em lei para as demais categorias”
Rosane Silva, secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT |