Imprensa Marrom Na última semana, o Instituto Datafolha publicou a mais recente pesquisa sobre intenções de voto para presidente que foi uma ducha fria para tucanos e aliados. Lula manteve estável sua liderança. Alckmin apresentou ligeiro declínio e Anthony Garotinho, do PMDB, com todos os problemas que envolvem sua pouco provável candidatura, oscilou positivamente. O resultado da pesquisa, anunciado dentro de estreitas margens de erro, é fato não previsto no script dos oposicionistas. Algo que merece reflexão mais séria da própria imprensa sobre seu papel na sociedade.
Em Alta A aprovação ao governo Lula atingiu maior patamar desde setembro, segundo o CNT/Sensus. A pesquisa apontou que a aprovação ao governo Lula escapou ilesa dos escândalos políticos. A aprovação ao presidente Lula continuou em patamar elevado e estável em 53,6% (era 53,3% na pesquisa anterior). Foi o maior índice de aprovação já registrado desde setembro.
Caixa Preta Há algum tempo, a sociedade pede a abertura da Caixa Preta da imprensa brasileira. Nenhum cidadão razoavelmente inteligente pode acreditar que a violenta campanha para derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja realizada por jornalistas somente seduzidos pela doutrina neoliberal e conservadora difundida pelos quadros intelectuais da elite brasileira.
A força de Lula Depois de 11 meses de crise política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda lidera as pesquisas de intenções de voto. Com tantas denúncias de corrupção e tantas baixas no governo e no PT, a reação da oposição tem sido intensificar os ataques ao presidente, lamentar a desinformação de parcela da população e, às vezes, colocar em dúvida o trabalho dos institutos de pesquisa. Os resultados destas pesquisas mostram que, além do carisma do presidente Lula, seu favoritismo eleitoral está relacionado às ações de governo.
O povo que se lixe: “A corda já foi esticada até onde podia” (Do Senador tucano Arthur Virgílio à Rede Globo, dia 18/4, referindo-se ao boicote à votação do Orçamento da União 2006, promovido pelo PSDB e PFL, com o objetivo de prejudicar o governo Lula)
|