Bolsas de estudo
O governo pretende conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014. O anúncio, foi feito pela presidente Dilma Rouseff, no programa Café com a Presidenta. As bolsas são para áreas como hotelaria, culinária e informática. Na opinião de Dilma, a oferta de bolsas de estudo no exterior e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ajudarão o País a dar um “grande salto” no desenvolvimento. “Temos que lembrar que o Brasil precisa de mão de obra qualificada para prosseguir nesse novo ciclo do seu desenvolvimento”, afirmou.
Reciclagem
Pesquisa feita pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem e mantida por empresas privadas, revelou que diariamente o Brasil produz 150 mil toneladas de lixo, das quais 40% são despejadas em aterros a céu aberto. O destino adequado do lixo é um problema que afeta a maioria das cidades - apenas 8% dos 5.565 municípios adotam programas de coleta seletiva.
Tratamento contra câncer
Pesquisadores holandeses descobriram que esquentar um tumor levemente (entre 41ºC e 42,5ºC) ajuda a bagunçar o sistema de regeneração das células cancerosas, abrindo caminho para que tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia funcionem melhor. O efeito benéfico do calor sobre os tumores já era conhecido dos cientistas. O grupo liderado por Przemek Krawczyk, da Universidade de Amsterdã, viu que o calor inibe a chamada recombinação homóloga, um sistema de regeneração do DNA das células.
Células-tronco
Cientistas americanos encontraram células-tronco no pulmão. A descoberta pode gerar futuramente novos tratamentos contra doenças pulmonares crônicas. A equipe, liderada por Piero Anversa, estudou tecidos pulmonares retirados após cirurgias e conseguiu isolar as células-tronco, que se mostraram capazes de se dividir tanto em novas células-tronco quando em outras que formariam tecidos pulmonares. O teste foi feito em camundongos. Os pesquisadores injetaram células-tronco em camundongos com danos pulmonares e viram a formação e integração estrutural de novos bronquíolos e alvéolos.
“O Brasil bateu recorde na criação de emprego formal em 2010, com a geração de 2,861 milhões de vagas. Todos os números de 2010 são recordes, e os de 2011 também serão e chegaremos a 3 milhões de empregos formais”
disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi
|