
Brasil na frente em consumo bebidas álcoolicas!
Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o consumo de álcool no Brasil supera a média mundial e apresenta taxas superiores a dezenas de países. O brasileiro com 15 anos ou mais bebe 8,7 litros por ano, contra 6,2 litros na média dos 194 países estudados. O índice está, também, acima da média do continente: 8,4 litros. Em 2012, 3,3 milhões de mortes no mundo foram causadas pelo uso excessivo do álcool, 5,9% de todas as mortes registradas. A diferença entre o consumo masculino e feminino é grande: entre os homens, a taxa chega a mais de 13 litros por ano, e, entre as mulheres, a 4 litros. A bebida mais consumida é a cerveja (60%); apenas 4% do consumo é de vinho.
Exames preventivos
A Cassi/CE alerta para a importância da realização de exames preventivos. De acordo com a entidade, consegue-se hoje com exames laboratoriais prevenir quase todo tipo de câncer, fazendo o diagnóstico na fase inicial. Além disso, doenças como diabetes, deficiências coronarianas, entre outras, precisam ser acompanhadas o quanto antes. Por isso, é fundamental a realização periódica de exames como hemogramas, colesterol, glicemia, triglicerídeos, creatinina, fezes, tireoide, eletrocardiograma etc.
Obesidade infantil
A obesidade infantil poderá afetar 75 milhões de crianças em 2025, se a tendência de aumento do problema se mantiver como está. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde, que instalou em junho de 2014 uma comissão para tratar do tema. As crianças obesas podem desenvolver doenças graves, como diabetes ou câncer. Dados da OMS mostram que, entre 1990 e 2012, o número de crianças afetadas pelo problema passou de 31 milhões para 44 milhões.
|