
Energéticos
Um estudo apresentado durante o Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Barcelona, dia 31/8, mostra que consumir muito energético pode levar a problemas no coração. O autor desta pesquisa, o professor Milou-Daneil Drici, da Faculdade de Medicina de Nice, na França, afirma que o excesso de bebidas energéticas “pode levar a condições adversas incluindo angina, arritmia cardíaca e até mesmo a morte súbita”. Segundo ele, “96% dessas bebidas possuem cafeína, um dos mais potentes estimulantes dos receptores de rianodina e leva a uma grande liberação de cálcio dentro das células cardíacas.Isso pode causar arritmias, mas também tem efeito sobre a capacidade do coração de se contrair e usar oxigênio”.
Aprendendo desde cedo
Desde 1º/9, crianças a partir de cinco anos têm aulas de programação nas mais de 160 mil escolas primárias da Inglaterra. Segundo o Departamento de Educação, o objetivo é preparar as crianças para a vida moderna. O novo currículo dá mais importância a habilidades como “redação de teses, resolução de problemas, modelagem matemática e programação”. Os estudantes passarão também a ter aulas de tecnologia e design, em que aprenderão sobre inovação e indústrias digitais, com aulas de impressão 3D e robótica.
Proibida revista íntima
Um projeto de lei (PLC 2/2011) aprovado dia 2/9 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado determina que as empresas privadas, os órgãos públicos e as entidades da administração pública e indireta estão proibidos de adotar qualquer prática de revista íntima de suas funcionárias e de clientes do sexo feminino. O projeto ainda precisa ser votado no plenário da Casa. A multa em caso de descumprimento da determinação será equivalente a 30 salários mínimos (R$ 21.720). O texto estabelece ainda que os recursos arrecadados serão destinados a órgãos de proteção dos direitos da mulher.
|