Juntar forças para ganhar a batalha contra o câncer de mama no Ceará. É o objetivo da criação da Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama), que tem como primeira grande ação organizar a sexta edição da Campanha Outubro Rosa no Estado. O mês de mobilização busca levar informação sobre a doença, que teria feito 2.060 casos no Ceará em 2014, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Palestras, caminhada, passeio ciclístico e piquenique fazem parte das ações já programadas para outubro.
O Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários do Ceará apoia a iniciativa da Rede Mama e deve visitar as agências ao longo do mês de outubro para conscientizar as bancárias sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no tratamento da doença.
A Rede Mama foi fundada em junho deste ano, unindo mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama. Sem fins lucrativos, a nova associação conta até agora com quatro entidades de Fortaleza e duas do Interior. A intenção é ampliar a rede de parcerias.
Falar sobre a importância da detecção precoce e combater o medo que as mulheres têm dos exames e até da descoberta do câncer são metas assumidas. Além de cobrar a melhoria do atendimento público para diagnóstico e tratamento. Em 2008, foram cerca de oito mil mamografias realizadas no Estado. No ano passado, esse número foi de 130 mil mulheres, conforme compara o mastologista Luiz Porto, coordenador do Comitê Estadual do Controle do Câncer. Ainda assim, há um desafio: o número de mulheres acima de 50 anos chega a 670 mil.
Outubro Rosa
As ações deste ano já têm data marcada para espalhar o rosa pela Capital. No dia 19/10, haverá a já tradicional caminhada na Praia de Iracema. Na concentração, cerca de 300 mulheres formarão o laço humano. No dia 28, o Passeio Ciclístico Rosa toma as ruas da cidade partindo da Avenida Washington Soares. Mais informações: (85) 3521 1537 ou www.redemamaceara.com.br.
|