
Prova de Vida
Aposentados e pensionistas do INSS têm até o dia 30/12 para fazer comprovação de vida e renovar a senha. O procedimento deve ser realizado na rede bancária, onde o segurado recebe o dinheiro do benefício, caso contrário, o benefício garantido pela Previdência Social será suspenso. A recomendação da Febraban é não deixar para a última hora, afinal as agências não abrem ao público no dia 31/12. O objetivo do INSS é evitar as fraudes. Para fazer o procedimento, é fundamental levar documento de identificação com foto. Quem não puder comparecer, por doença ou dificuldade de locomoção, pode recorrer a um procurador cadastrado no INSS.
Comissão da Verdade
Com a avaliação de que os trabalhadores foram “o alvo primordial” do golpe de 1964, o grupo da Comissão Nacional da Verdade (CNV) que investigou ações contra o movimento sindical no período da ditadura (1964-1985) propõe a responsabilização civil de empresas que colaboraram com o regime autoritário. A recomendação consta do relatório final do colegiado, divulgado dia 10/12, em Brasília. O texto contém nomes de 114 trabalhadores urbanos “que comprovadamente podemos dizer que foram assassinados”, além de uma lista com duas dezenas de empresas, privadas e públicas, que perseguiram empregados e sindicalistas.
Doenças crônicas
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, identificou que 39,3% dos brasileiros adultos, com 18 anos ou mais, foram diagnosticados com pelo menos uma das 11 doenças crônicas não transmissíveis citadas no levantamento (câncer, depressão, colesterol alto, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral - AVC, asma, insuficiência renal, problemas de coluna e problemas osteomoleculares). Juntas, essas doenças respondem por mais de 70% das mortes no País, observou o Instituto. A pesquisa foi feita em 80 mil casas em 1,6 mil municípios de todas as regiões, durante o segundo semestre do ano passado.
|