
Cidadania do trabalhador
O PLS 83/2012, de Eduardo Lopes (PRB-RJ), estabelece que o trabalhador dependente de álcool só poderá ser demitido se não aceitar se submeter a tratamento médico ou psicológico para parar de beber. A iniciativa reconhece que o alcoolismo é uma doença e busca permitir a recuperação e resgatar a cidadania do trabalhador. Sendo assim, ele não deve ser demitido por justa causa. É importante que a empresa encaminhe esse trabalhador para que ele faça um tratamento, isso é fundamental, e resgate a cidadania dessa pessoa. O projeto deverá ser votado, em fevereiro, na Comissão de Constituição e Justiça.
Saúde com diagnóstico certo
A calvície também ameaça as mulheres. Segundo o médico Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, a calvície é progressiva e se manifesta com uma rarefação no topo da cabeça, sem fios visíveis caindo. A indicação é obter um diagnóstico correto, que só pode ser feito por um especialista e mediante uma série de exames de sangue e, em alguns casos, com biópsia do couro cabeludo. “Um exame clínico não é suficiente para se chegar a um diagnóstico correto”, diz Bedin.
Mercado formal em alta
Levantamento do IBGE indica que o percentual médio de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado em relação à população ocupada (incluindo os trabalhadores informais) aumentou em 12 anos 19,9 pontos percentuais, passando de 39,7% em 2003 (7,3 milhões), para 59,6% em 2014. Houve, no período, acréscimo de 4,4 milhões de empregados formais no conjunto de trabalhadores. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada dia 29/1. A Pesquisa Mensal de Emprego é feita pelo IBGE nas regiões metropolitanas do Recife, de Salvador, de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de São Paulo e Porto Alegre.
|