
Sem direitos
A ONU informa que dois terços da população mundial, ou seja, cerca de 5,1 bilhões de pessoas, não dispõem de benefícios sociais trabalhistas. A análise faz parte de um estudo feito pela responsável pela ONU-Mulher, Michelle Bachelet, ex- presidenta do Chile. O relatório “Uma Proteção Social por uma Globalização Justa e Inclusiva” destaca que, por meio da garantia dos benefícios sociais, é possível avançar economicamente e atenuar as tensões sociais.
Reciclagem
O Brasil reciclou 97,6% das latas de alumínio produzidas para embalagens de bebidas em 2010, um total de 239 mil toneladas de sucata, o equivalente a mais de 17 bilhões de unidades de latas. O índice mantém o Brasil na liderança da reciclagem de latas de alumínio para bebidas. No mesmo período, o Japão reciclou 92,6% da produção e a Argentina, 91,1%. Nos Estados Unidos, o índice foi 58,1%, mas o volume de produção é muito maior, cerca de 100 bilhões de latas por ano. Em 2010, a reciclagem de latas no País movimentou cerca de R$ 1,8 bilhão. Desse total, R$ 555 milhões foram injetados diretamente na coleta. De acordo com o empresariado, o volume de latas de alumínio coletado em 2010 equivale à geração de pelo menos 251 mil empregos no setor.
Aspirinas
Um dos remédios mais populares do mundo acaba de ganhar mais uma utilidade. Uma pesquisa britânica diz que o ácido acetilsalicílico (AAS), mais conhecido pelo nome comercial aspirina, ajuda na prevenção dos cânceres hereditários. O estudo foi feito com cerca de mil pacientes com a síndrome de Lynch, um problema que afeta os genes que detectam e consertam as falhas no DNA. Em cerca de 50% dos casos, a consequência desse defeito é o câncer. No grupo dos que tomaram aspirina, apenas 15% tiveram a doença. Mas um alerta: para quem está considerando tomar aspirina, deve procurar um médico, pois a aspirina traz vários riscos para o estômago, incluindo úlceras.
Caixa itinerante
Com oito unidades móveis em operação, a Caixa Econômica Federal vai inaugurar mais sete bancos sobre rodas até o final do ano. O objetivo é fazer o atendimento bancário chegar o mais perto possível do cidadão que mora em regiões distantes, sem acesso a bancos. O banco móvel funciona dentro de caminhões e pode ser usado, quando necessário, para reforçar o atendimento em grandes centros urbanos, oferecendo todos os serviços básicos de uma agência bancária – como abertura de conta-corrente e poupança, pagamento de contas, saques e depósitos, além do pagamento de benefícios e operações do Programa Minha Casa, Minha Vida.
“[As elites] não aceitam que um operário tenha chegado à Presidência. Sempre que podem, buscam revanche. Claro que o governo Lula teve inúmeros problemas, mas também registrou avanços inegáveis. Mas as elites abandonam a discussão política e investem num forte preconceito social, de classe”
Francisco Fonseca, professor da FVG/SP.
|