
O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou durante toda a manhã desta quinta-feira, 6 de agosto, uma grande manifestação cobrando mais contratações urgentes para a Caixa Econômica Federal. O ato aconteceu em frente à agência Fortal, onde também funciona a Superintendência Fortaleza, como parte de um Dia Nacional de Luta realizado em todo País. Além da direção da entidade, estiveram presente também representantes da Apcef/CE, Contraf-CUT e mais de 30 aprovados no Concurso 2014.
“Mais uma vez estamos nas ruas para defender os bancários e a sociedade brasileira. Existem várias agências hoje com apenas quatro ou cinco empregados, enquanto o acordado com a Caixa foi a necessidade mínima de, pelo menos, oito empregados por unidade. A Caixa é o maior banco social desse País e deve estar à altura do povo brasileiro”, destacou o diretor do Sindicato e representante do Ceará na Comissão de Empresa da Caixa (CEE/Caixa), Marcos Saraiva.
Os bancários e os concursados aproveitaram o Dia Nacional de Luta para continuar coletando assinaturas ao abaixo-assinado que será enviado à presidente da Caixa, Mirian Belchior, e à presidente Dilma Rousseff, cobrando contratações urgentes para a Caixa.
“Chegamos a contar na Caixa com cerca de 101 mil empregados, hoje são 97 mil, quando o quadro deveria estar aumentando. Por isso estamos aqui cobrando mais empregados para a Caixa, mais Caixa para o Brasil, para priorizar um atendimento digno, o desenvolvimento do País, além de condições de trabalho decentes para todos os bancários que constroem esse banco”, afirmou o presidente do Sindicato e da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo Bezerra.
Já o diretor do SEEB/CE, Túlio Menezes, cobrou respeito ao Acordo Coletivo de Trabalho firmado com a Caixa em outubro do ano passado, quando se previu a contratação de mais dois mil empregados durante a vigência do acordo, além da reposição dos desligados no plano de aposentadoria. “Sabemos o que empregados e população enfrentam hoje nas agências da Caixa. Os colegas fazem todo o esforço possível para atender bem, mas devido à deficiência de empregados nas agências, há casos de pessoas que perdem o dia todo procurando atendimento. Por isso, queremos mobilizar todos: empregados, concursados, sociedade, e cobrar da Caixa mais contratações urgentes”, concluiu.
O Sindicato dos Bancários do Ceará deve acionar a Assembleia Legislativa para a realização de uma audiência pública para discutir o atendimento na Caixa e a convocação urgente de mais empregados.
Ao final, os bancários e os concursados entregaram um documento na Superintendência Fortaleza mostrando a realidade precária das agências da Caixa e cobrando mais empregados já.
|