Punições
O Banco Central quer aumentar as punições e o valor das multas aplicadas a bancos e dirigentes de instituições financeiras que cometem irregularidades. A ideia é incluir a medida em minuta de projeto de lei em discussão no governo para modernizar as ferramentas disponíveis para punir fraudes. Outra proposta permite firmar termos de ajuste de conduta, abrindo a possibilidade de interromper processos administrativos em andamento mediante o compromisso do banco de resolver o problema.
Taxa de juros
Pesquisa da Associação Brasileira de Consumidor (Proteste) revela: o juro do cartão de crédito no Brasil é o mais alto na comparação com cinco países da América do Sul e o México. A taxa no Brasil é de 237,9% ao ano. Estão na lista: Argentina, com 50%; Chile, com 40,7 %; Peru; 40%; México com 36,2%; Colômbia, com taxa de média de juros de 28,5% ao ano no cartão de crédito.
Imposto de Renda
A nova tabela do Imposto de Renda retido na fonte, com as alíquotas que serão aplicadas nos salários deste ano para a declaração do Imposto de Renda em 2013, já está em vigor, com correção de 4,5%, abaixo da inflação do período. O percentual de 4,5% de reajuste, definido para o período de três anos, segue o centro da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Conforme a nova tabela, estarão isentos da cobrança os trabalhadores que têm renda até R$ 1.637,11.
Opinião dos brasileiros
Estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela: na opinião dos brasileiros, a violência, as falhas no sistema de saúde e a corrupção são os três maiores problemas do Brasil atualmente. A violência figura em primeiro lugar, depois vem a saúde e a corrupção, estando ainda na lista o desemprego, a educação, a pobreza e as desigualdades sociais. Os moradores do Sul estão mais preocupados com a corrupção, no Norte e no Nordeste com a violência e nos Sudeste e Centro-Oeste, com a saúde.
“O Brasil está evoluindo em um ritmo maior que os Estados Unidos, Alemanha e Japão, que ainda estão acima, além da França. O Brasil só perde, em termos de crescimento, para a China”
disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega
|