Após o Comando Nacional recusar a proposta oferecida pela Fenaban de 7,5%, retirando até o abono, os bancários fortaleceram a greve no 16º dia do movimento. No Ceará, o número de agências fechadas aumentou para 415, representando 73,19% de adesão. Ao todo, existem no Estado 567 agências bancárias.
Em Fortaleza, das 262 agências, 196 estão fechadas. Já no Interior, das 305 agências, 219 seguem paralisadas. Durante a assembleia dos bancários realizada no final da tarde desta terça-feira, 20, os bancários cearenses deliberaram por intensificar a greve para forçar os banqueiros e o governo a apresentarem uma proposta digna.
Durante a tarde de hoje, 21, o Comando Nacional e a Fenaban sentaramm de novo para negociar e os bancários reafirmam a postura de lutar por aumento real. Com a pressão da greve, a direção do BB agendou negociação com o Comando logo após a reunião com a Fenaban. Já a direção da Caixa agendou negociação para amanhã, 22, a partir das 9h (horário de Brasília).
A greve nacional da categoria foi deflagrada no dia 6 de outubro, depois que as assembleias dos sindicatos rejeitaram a proposta de reajuste de 5,5% feita pela Fenaban, bem abaixo da inflação.
Os bancários reivindicam 16% de reajuste, além de lutar por mais contratações, mais segurança nos locais de trabalho, mais condições de saúde, igualdade de oportunidade, entre outras demandas.
|