
Escola Pública
11 milhões de estudantes de escolas públicas vão ter suas condições de saúde avaliadas por profissionais do setor a partir de março. Os profissionais estarão em 50 mil escolas de 2 mil municípios do País. A presidenta Dilma Roussef afirmou que um problema de saúde quando não identificado pode atrapalhar o rendimento escolar. Dilma disse que o governo vai promover um combate à obesidade infantil.
Vacina
Mudanças no calendário de vacinação infantil a partir do 2º semestre de 2012. A ideia é enxugar o calendário vacinal para abrir espaço para a inclusão de novas vacinas. Na lista para serem oferecidas estão as imunizações contra catapora (varicela), hepatite A e HPV. A primeira mudança é na imunização contra a polio, que passará a ter um esquema combinado entre a forma atual, em gotas, com a nova, injetável. A outra mudança é a inclusão da chamada vacina "pentavalente", que vai reunir duas vacinas dadas hoje separadamente: a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções pelo Haemophilus influenza tipo b) e a vacina contra a hepatite B.
Falso e-mail
O Detran-CE alertou, por meio do assessor de comunicação do órgão, Paulo Ernesto, para a existência de um e-mail falso que circula a Internet, sugerindo novas regras para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O falso e-mail fala da existência de um suposto prazo máximo de 30 dias para a renovação do documento após o vencimento. Caso não fosse renovada, a carteira seria cancelada automaticamente e o condutor submetido a todo o processo necessário – incluindo taxas e exames – para obter novamente a carteira. Segundo Paulo Ernesto, o condutor pode renovar a CNH a qualquer tempo – sem pagamento de multa – mediante apresentação de documentos e pagamento da taxa de renovação, que é de R$ 107,76.
Ar condicionado
O vereador Vitor Valim (PMDB) apresentou projeto de lei para instalar ar condicionado nos ônibus que circulam em Fortaleza. A proposta obriga as empresas de ônibus, microônibus e similares a instalarem a aparelhagem nos novos veículos que forem adquiridos para aumento de frota ou renovação. O projeto estabelece, contudo, que não pode haver aumento de tarifa com essa justificativa. Em caso de descumprimento, o infrator poderá ser multado em até R$ 30 mil, em caso de reincidência, e ter a concessão para explorar o serviço de transporte suspensa. O projeto de lei 306/11 encontra-se na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania da Câmara Municipal.
“É essa esperança que nos une e nos mobiliza para a Rio+20 e que deve sempre nos guiar na busca de um novo modo de vida, inclusivo e sustentável, sabendo que o papel da sociedade civil será determinante para o êxito da conferência”
Presidente Dilma Roussef, ao comentar sobre sustentabilidade no Fórum Social Temático, em Porto Alegre
|