
Novo salário mínimo
O salário mínimo deve atingir um valor de R$ 868,00 a R$ 870, 00 em janeiro, segundo disse o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. O número final depende da inflação deste mês. O ministro disse considerar a política permanente de valorização do salário mínimo uma “conquista estratégica”. A Lei 13.152, de julho, estabeleceu mecanismo de aumentos até 2019. De acordo com dados do Dieese, de 2002 a 2014 o salário mínimo teve aumento real (acima da inflação) de 76,54%.
Vacina contra dengue
O México aprovou o registro da vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur, que também está com pedido de registro no Brasil. A agência reguladora mexicana indica o produto para a faixa etária entre nove e 45 anos. De acordo com o laboratório francês, o imunizante tem eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença, taxa de redução de hospitalização de 80,3% e diminuição de 95,5% de casos graves da dengue. A imunização deverá ser feita em três doses, com intervalos de seis meses.
Câncer x obesidade
A incidência de tipos de câncer relacionados à obesidade tem gerado preocupação ao Instituto Nacional de Câncer (Inca) que fez um alerta durante a divulgação das estimativas de novos casos para os próximos dois anos no Brasil. Um exemplo é o tumor de corpo de útero, que é associado à obesidade. Outros tipos de câncer, como o de ovário e o cólon-retal, também estão relacionados ao excesso de peso e têm subido posições entre os mais frequentes no País. Segundo o vice-diretor-geral do Inca, Luiz Felipe Ribeiro, há uma tendência de crescimento em casos como o câncer de próstata, que é também associado à obesidade. “É preciso impedir que os adolescentes adquiram hábitos alimentares pouco saudáveis e o sedentarismo”, anunciou.
|