RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  11/04/2016
Edição Nº 1423 de 11 a 16 de abril de 2016
INSEGURANÇA

Ações violentas contra bancos no Interior preocupa bancários

No último dia 7 de abril, mais uma ação violenta contra bancos foi registrada no Interior do Ceará. Uma quadrilha formada por cerca de dez homens armados com fuzis, escopetas e pistolas explodiram o caixa eletrônico do Banco do Brasil de Morrinhos (184km de Fortaleza).

A ação foi bastante violenta. Enquanto uma parte dos assaltantes se dirigiu ao banco, outra parte atirava para o alto próximo ao destacamento policial, numa forma de intimidar os policiais. Durante o assalto, os bandidos invadiram casas localizadas ao lado da agência e fizeram duas pessoas reféns: uma aposentada de 76 anos e o neto dela de 21.

A violência dos assaltantes de banco voltou ao interior do Estado com força total. Três dias antes, dia 4 de abril, bandidos haviam realizado ação semelhante em Orós, também numa agência do Banco do Brasil. O grupo ainda queimou um carro na entrada da cidade e espalhou pregos pela estrada para facilitar a fuga. O BB realmente é o maior alvo de assaltantes: nove ações só este ano, seguido do Bradesco, com cinco.

Em pouco mais de um mês foram registrados quatro ataques com explosões no Interior e uma tentativa de assalto com sequestro do gerente e sua família. Em 2016 foram 15 ataques a bancos contabilizados pelo Sindicato: sete arrombamentos, dois assaltos diretos, três tentativas de assalto e três tentativas de arrombamentos. Dessas ações, ao todo, seis foram com uso de explosivos.

“O uso de explosivos é muito traumático para as cidades, pois as ações são violentas, durante a madrugada, às vezes fazendo a própria população de escudo durante a fuga. Mas, além disso, fica um problema na cidade e nas outras regiões vizinhas, pois com a explosão as agências, que muitas vezes são a única a atender toda uma região, ficam completamente destruídas, forçando as pessoas a fazerem longos deslocamentos para resolver suas questões”, destacou o diretor do Sindicato, Bosco Mota, que acompanha as ocorrências de assaltos no interior do Estado.

Como o bancário deve agir após o assalto

1. Os bancários que sentirem danos psicológicos a ponto de não reunir condições para trabalhar em um prazo menor que quinze dias, devem entrar de licença saúde e de posse do atestado médico solicitar ao banco a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e logo que tenha o documento em mãos deve dar entrada no INSS. Esse procedimento serve para registrar o acidente de trabalho (assalto) e resguardar o bancário, do ponto de vista de seus direitos, caso este venha a desenvolver qualquer problema psicológico no futuro, por conta do evento de assalto.

2. Os bancários que sentirem danos psicológicos a ponto de não reunir condições para trabalhar em um prazo superior a quinze dias, devem entrar de licença saúde e quando do recebimento do atestado médico solicitar ao banco a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e de posse da mesma dar entrada no INSS.

O bancário vítima de assalto, de acordo a Convenção Coletiva de Trabalho, tem direito a atendimento médico ou psicólogo logo após o assalto.

“Uma de nossas principais bandeiras de luta no Sindicato dos Bancários do Ceará é por mais segurança nas agências, principalmente no Interior. Aqui em Fortaleza, numa ação pioneira, aprovamos o Estatuto Municipal de Segurança Bancária, que reduziu bastante esse tipo de ação na Capital. No Interior, levamos em diversas Câmaras Municipais o modelo do Estatuto, mas o aproveitamento foi mínimo. Por isso, cobramos das autoridades mais reforço na segurança, pois com essas ações violentas todos saem prejudicados: clientes, bancários, comércio local e, principalmente, a população”
Túlio Menezes, diretor do Sindicato dos Bancários e funcionário da Caixa.

Última atualização: 11/04/2016 às 14:03:24
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Versão em PDF

Edição Nº 1423 de 11 a 16 de abril de 2016

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Tribuna Bancária
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br