
Procon x Cinemas
O Procon Fortaleza iniciou ação educativa em todas as salas de cinema da Capital disponibilizando a recomendação feita às empresas de reprodução cinematográfica para que não proíbam a entrada de alimentos e bebidas comprados em outros estabelecimentos. A exceção é para produtos que causem riscos, como: materiais cortantes, vidros e similares. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a prática é abusiva e configura venda casada, quando condiciona a compra de alimentos e bebidas apenas nos espaços das salas de cinema. Informações e denúncias pela Central de Atendimento ao Consumidor, 151.
Obesidade infantil
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou projeto do deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas de educação básica (do 1º ao 9º ano), públicas ou privadas (PL 1755/07). A proposta visa combater o aumento dos índices de obesidade infantil diretamente relacionado ao consumo de alimentos como salgadinhos e refrigerantes vendidos nas escolas. O PL será examinado agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.
Celulares roubados
A Anatel fez um anúncio importante. Se você teve seu celular roubado poderá ligar para a operadora e pedir o bloqueio do aparelho. Não será mais preciso informar o IMEI. Além disso, o processo também pode ser realizado em uma delegacia. Antes, quando um celular era roubado, a operadora só bloqueava o dispositvo se o consumidor informasse esse número. A mudança vai facilitar o processo, uma vez que é necessário apenas que o consumidor ligue para a operadora que cuidava da linha de seu smartphone.
|