A categoria bancária se prepara para dar início à Campanha Nacional 2016. Por todo o país, bancários debateram, em encontros estaduais e conferências regionais, as principais demandas, que serão apresentadas na 18ª Conferência Nacional dos Bancários, para construção da pauta unificada de reivindicações, entre os dias 29 e 31 de julho, no hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo,.
Para a 18ª Conferência Nacional são esperados 695 bancários, entre delegados natos e eleitos por federações, além de observadores brasileiros e de outros países. Entre os eixos para a Conferência Nacional dos Bancários estão emprego, saúde do trabalhador, segurança bancária, condições de trabalho, remuneração e estratégias para organização da luta e disputa da sociedade.
O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, ressalta que o encontro nacional deste ano acontece num momento ímpar da história brasileira, marcado por várias ameaças à classe trabalhadora. "Um golpe legislativo, midiático e judicial, patrocinado pelas elites empresariais, coloca em risco os bancos públicos e ameaça os nossos direitos duramente conquistados. Foram anos de lutas e sacrifícios para reunir o que temos acumulado na Convenção Coletiva Nacional, esta mesma, uma conquista de 23 anos. Mais do que nunca precisamos organizar o movimento e mobilizar os bancários”, avalia.
“Além dos problemas gerados pelo golpe, uma reestruturação produtiva está ampliando a velocidade das novidades tecnológicas no sistema financeiro e os nossos empregos estão minguando. Os bancos estão se transformando em aplicativos: os UBER financeiros. Só nos cinco primeiros meses deste ano 6 mil postos de trabalho desapareceram. Temos que fazer prevalecer nossa histórica unidade para enfrentar esta nova realidade. Vai ser um ano difícil, mas venceremos. Golpistas não passarão!", afirma o presidente da Contraf-CUT.
Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”
Antes da abertura solene da Conferência, os bancários participam do Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”, com três painéis:
Painel 1 - “Transformações no Sistema Financeiro e seus impactos no Mundo do Trabalho”
Painel 2 – “ Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores”
Painel 3 - Fórum da Resistência – “O Brasil que Queremos”
|