
Exercícios físicos
Pelo menos 1h de atividade física diária é necessária para resistir aos efeitos negativos de ficar sentado durante 8h, revelou um estudo publicado pela revista médica britânica “The Lancet”. Um grupo de especialistas internacionais verificou que aqueles que se sentam durante oito ou mais horas por dia e fazem pouca atividade física têm um risco de 9,9% de morrer em um período de entre 2 e 18 anos. Já as pessoas que passam menos de 4h sentadas e fazem exercício durante pelo menos 60 minutos por dia, tem o risco de morrer nesse período reduzido em até 6,8%.
Desafio do Balde de Gelo
O desafio do balde de gelo, campanha que girou o mundo pedindo contribuições para os pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA), arrecadou dinheiro suficiente para ajudar a financiar uma nova descoberta. Uma pesquisa identificou um gene relacionado à doença, o Nek1. As pessoas com ELA perdem a capacidade de controlar movimentos musculares, o que muitas vezes leva à paralisia total. A doença motivou o desafio em que várias personalidades ou jogavam um balde de água gelada sobre a cabeça ou faziam uma doação de US$ 100 à “ALS Association”, que financia pesquisas para encontrar a cura da doença.
Sarampo eliminado
Desde julho de 2015, o Brasil não registra nenhum caso de sarampo. Após um ano sem a doença, a circulação endêmica do vírus do sarampo foi considerada interrompida no país. O Brasil tinha tido uma redução drástica da doença entre 1985 até 2000 e ficou sem registrar casos até março de 2013, quando um novo surto eclodiu em PE e no CE. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é que o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela OMS até o fim de 2016.
|