Outros Toques
BB gasta milhões em publicidade
O Banco do Brasil vai investir em publicidade R$ 500 milhões este ano, a maior verba do governo Temer. Enquanto isso, o banco público passa por um processo de desmonte: já foram eliminados cerca de dez mil postos de trabalho: o banco prevê fechar 402 agências e transformar outras 379 em postos de atendimento bancário. Com essa reestruturação, bancários estão perdendo cargos e, por consequência, sofrem redução nos salários. O desmonte do BB afeta os bancários e a população.
Obesidade infantil
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo 41 milhões de crianças com até cinco anos têm obesidade ou sobrepeso. No Brasil, elas correspondem a 1/3 da faixa etária. O excesso de peso corporal é um dos principais fatores de risco para muitas doenças, inclusive cardíacas e diabetes. Sem contar o bullying sofrido por essas crianças, que provoca problemas emocionais e afeta a autoestima.
Desemprego Ampliado
Um estudo comparativo feito pelo banco Credit Suisse revelou que o Brasil está entre os recordistas globais do chamado desemprego ampliado. O termo diz respeito à soma entre os desempregados efetivos, quem faz bico por falta de opção e quem desistiu de procurar trabalho. Dados do 3º tri/2016, os mais recentes, mostram que a taxa de desemprego ampliada do Brasil bateu em 21,2%, quase o dobro do desemprego oficial (11,8%). Por esse critério, perto de 23 milhões de brasileiros estariam desempregados ou subutilizados. O levantamento indica que o Brasil tem a 6ª maior taxa de desemprego ampliado entre 31 países desenvolvidos e emergentes que foram avaliados.
|