Brasileiros 9,1% mais pobres
Segundo dados do IBGE, desde 2014, quando Dilma venceu a reeleição e teve o resultado questionado pelo adversário derrotado, Aécio Neves, o PIB per capita (valor total do PIB dividido pela população) caiu 9,1%. Trata-se da maior queda no índice desde 2000. O PIB total, enquanto isso, cresceu 0,5% em 2014 e caiu 7,2% no acumulado de 2015 e 2016, de acordo com dados divulgados em reportagem da Folha de S. Paulo, dia 7/3.
Terceirização Não!
Mais uma prova de que somente a resistência é capaz de frear o projeto neoliberal em curso no país, capitaneado pelo governo Temer. Após pressão do movimento sindical, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), retirou o PL 4302/1998, que regulamenta a terceirização, da pauta de votação da Casa. A pedido das centrais sindicais, haverá um debate maior sobre o projeto de lei. Sob o falso argumento de modernização das relações de trabalho, o projeto, na verdade, representa o passe livre para a precarização do trabalho.
Mais de 500 mulheres agredidas por hora
Um total de 503 mulheres sofreram algum tipo de agressão física a cada hora em 2016, segundo pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum de Segurança Pública. O estudo, divulgado dia 8 de março, foi feito com entrevistas presenciais em 130 municípios brasileiros. No total, foram 4,4 milhões de mulheres, 9% da população acima de 16 anos, que relataram ter sido vítimas de socos, chutes, empurrões ou outra forma de violência. A maior parte dos agressores, segundo os relatos das mulheres, era conhecida (61%). O assédio atingiu 40% das mulheres no último ano.
|