Outros Toques
Termômetro de mercúrio
A Anvisa aprovou dia 7/3 uma resolução que proíbe a comercialização de termômetros e aparelhos de medir pressão que utilizam mercúrio. A medida vale a partir de 2019 e faz parte da proposta de proibir o uso desses equipamentos no País até 2020. A Anvisa destaca o compromisso firmado com a Convenção de Minamata, onde 140 países, incluindo o Brasil, se comprometeram com o controle do uso e redução de emissões do mercúrio para a natureza.
“Justiça do trabalho não deveria existir”
A Anamatra, entidade que representa mais de 4 mil juízes do Trabalho no País, e o Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) divulgaram nota dia 9/3 em que manifestam repúdio às declarações do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). O deputado defendeu fortemente a mudança da legislação trabalhista e, ao reclamar do excesso de regras para a relação entre patrão e empregado, sugeriu que a Justiça do Trabalho “não deveria nem existir”.
Enem 2017
O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Enem que, este ano, será realizado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio. As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo ministério.
Paridade Salarial
O especialista da ONU Mulheres Julien Pellaux alertou que se nada for feito, a paridade salarial entre homens e mulheres vai levar 170 anos para ser alcançada. Em entrevista à ONU News, dia 8/3, Pellaux disse que é preciso ter um impulso importante dos governos do mundo todo para (reduzir) essas disparidades. A expectativa da ONU Mulheres é alcançar a paridade salarial entre os sexos até 2030. Para atingir esse objetivo, a organização lançou uma campanha para acabar com as leis discriminatórias até 2021.
|