989 empregos bancários a menos!
Os bancos brasileiros iniciaram o ano de 2017 com 989 postos de trabalho fechados em janeiro em todo o País. Esse é o 2º pior resultado para o mês desde 2014, quando foram fechados 1.024 postos, de acordo com a Pesquisa de Emprego Bancário (PEB), divulgada pela Contraf-CUT, dia 7/3. A análise por setor de atividade econômica ainda demonstra que os bancos múltiplos, com carteira comercial, que engloba instituições como Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil, foram os principais responsáveis pelo saldo negativo. Juntos, fecharam 833 postos de trabalho, 84,2% do total.
Pós-graduação paga em universidade pública?!?
A Câmara dos Deputados poderá votar em breve, em 2º turno, a PEC 395/14, do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que permite às universidades públicas cobrarem pela pós-graduação lato sensu, exceto mestrado profissional. Atualmente, algumas instituições que cobram por esses cursos têm sido contestadas na Justiça devido à previsão de acesso gratuito na Constituição para todos. Os partidos contrários à proposta, entretanto, temem que ela possa iniciar um processo de privatização do ensino público superior.
Governo interrompe crescimento do salário mínimo
Para fixar o novo salário mínimo, de R$ 937,00, o governo aplicou um “resíduo redutor” de R$ 2,29, valor que deixou de ser considerado no reajuste. O mínimo deste ano não terá aumento real (acima da inflação), por causa da queda do PIB em 2015, parâmetro utilizado por lei, mas não houve arredondamento “para cima”, como em anos anteriores. O mínimo deste ano fica próximo ao de 2015, pelos cálculos do Dieese, interrompendo uma trajetória de crescimento contínua desde 2003.
|