Outros Toques
Operação Carne Fraca
A União Europeia decidiu dia 20/3 suspender a importação de carne das mais de 30 empresas brasileiras investigadas na operação Carne Fraca, deflagrada dia 7/3. A China e o Chile também determinaram a suspensão temporária de importação. A operação envolve grandes empresas, como a BRF Brasil, que controla marcas como Sadia e Perdigão, e também a JBS, que detém Friboi, Seara, Swift, entre outras marcas. O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador. O setor vendeu para mais de 150 países no ano passado e agora se preocupa com os impactos negativos do esquema de venda de carne supostamente adulterada.
Perigos dos anti-inflamatórios
De acordo com um estudo do Hospital Universitário Gentofte, de Conpenhague, anti-inflamatórios como diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, celecoxib estão associados ao aumento do risco de parada cardíaca. A conclusão foi tirada entre os anos de 2001 e 2010, onde pesquisadores analisaram as paradas cardíacas registradas na Dinamarca fora dos hospitais: das 28.947 pessoas que sofreram uma parada cardíaca, 3.376 (quase 12%) utilizaram algum tipo de anti-inflamatório 30 dias antes de o problema acontecer. O estudo mostra ainda que os anti-inflamatórios estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo. No Brasil, o uso indiscriminado desse medicamento sem receita também é recorrente.
IDH do Brasil em queda
O Brasil foi ultrapassado por Albânia, Geórgia e Azerbaijão na edição 2016 do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, e ficou em 79° lugar em uma lista com 188 nações. O índice, calculado anualmente, serve como parâmetro de bem-estar da população e considera fatores como expectativa de vida, média de anos de estudo e renda nacional bruta per capita. A queda acentuada na renda bruta per capita dos brasileiros é o principal ponto negativo.
|