RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  13/08/2012
Segunda-feira, 13 de agosto de 2012
DIREITOS

Rede Sindical do HSBC nas Américas cobra mais empregos e respeito

Dirigentes sindicais de vários países da América Latina onde o HSBC está presente participaram em julho, da 8ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais (HSBC, Santander, Banco do Brasil, Itaú, BBVA e Scotiabank), em Montevidéu. O encontro promovido pela UNI Américas Finanças acontece uma vez por ano e objetiva unificar ações conjuntas no continente em defesa dos direitos dos trabalhadores.

“As empresas se globalizaram. Temos de reunir os dirigentes sindicais de todos os países para unificarmos a luta para ampliar as nossas conquistas, trabalhando juntos na construção de um Acordo Marco Global, debatendo problemas e questões locais e cobrando dos bancos soluções para os problemas existentes, para então avançarmos na relação capital e trabalho”, afirma Carlos Alberto Kanak, coordenador nacional da Comissão de Organização de Empregados (COE) do HSBC.

Na Argentina, o HSBC conta com 135 agências e aproximadamente 4.500 funcionários e os bancários temem por seus empregos, visto que a prática de demissões tem sido a política do banco. A alta direção anunciou, inclusive, que já reduziu 27 mil postos de trabalho em todo mundo. Não há investimentos nas pessoas. Na área de Tecnologia da Informação, por exemplo, o banco não desenvolve novas tecnologias e há suspeitas da pretensão em terceirizar serviços das áreas de comunicação, voz e dados. Os funcionários também denunciam extensão arbitrária da jornada de trabalho.

A situação no Paraguai também é preocupante. O banco já negociou a venda com o grupo colombiano GNB, que formou uma comissão para negociar com os funcionários. Os trabalhadores que estão perto da estabilidade (10 anos) temem por seus empregos, a carreira está estagnada, não há perspectivas de crescimento profissional. No Uruguai, o banco está em transição para o GNB. Houve avanços na renovação do acordo coletivo de trabalho com validade até junho de 2013, mas os trabalhadores ainda desconhecem como será a política do grupo.

No Brasil, mais insatisfação – Por aqui, o banco conta com 867 agências e aproximadamente 23,5 mil funcionários. Num cenário de denúncias por envolvimento do banco em operações de lavagem de dinheiro e perseguição a trabalhadores, existe um quadro generalizado de insatisfação. Faltam funcionários e há desvio de função nas agências. Áreas departamentais estão em estado de alerta em função da ameaça de terceirizações. Com as recentes notícias de que o banco está provisionando valores para pagar as multas de processos na justiça, os bancários temem que o pagamento da remuneração variável seja rebaixado, o que já aconteceu quando houve uma crise na Argentina.

Mobilização – Por fim, a Rede Sindical do HSBC estabeleceu prioridades, como a realização de um Dia Internacional de Lutas, que exigirá da direção do HSBC respeito aos trabalhadores, às leis dos países onde atua, ao direito internacional e ao trabalho do bancário, reivindicando o fim das terceirizações. A Rede Sindical do HSBC vai buscar solidariedade internacional, já que a situação dos trabalhadores indica um estado de alerta, com necessidade de mobilização de todos os sindicatos filiados à UNI.

Os dirigentes sindicais querem que a UNI Américas Finanças interceda junto à direção do banco para proteger os direitos e o emprego dos bancários, atuando fortemente nos países onde está havendo aquisição do HSBC por outros grupos.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Versão em PDF

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Tribuna Bancária
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br