Outros Toques
Disque Maria da Penha
Em estudo divulgado pela ONU Mulheres, realizado pela UFC, Fortaleza ficou em 3º lugar no ranking de cidades nordestinas que mais apresentam violência doméstica física contra as mulheres. A partir desses dados, um novo meio para denunciar poderá ser implementado: o “Disque Maria da Penha”, projeto de lei do vereador Celio Studart (SD), que deverá ser aprovado em fevereiro.
Atualmente, as denúncias são feitas
pelo Ligue 180.
Preconceito regional = crime
Um projeto de lei que foi apresentado no Senado Federal pretende tipificar como crime de racismo o preconceito por origem regional. A sugestão foi analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa antes de se tornar um projeto. De acordo com a presidente da comissão, senadora Regina Sousa (PT/PI), a iniciativa foi popular. Segundo a senadora, não dá pra aceitar que as pessoas sejam discriminadas pela sua origem regional ou pelo seu sotaque. O projeto ainda precisa ser analisado por outras comissões antes de se tornar lei.
Miopia em crianças
Cada vez mais jovens e crianças estão usando óculos. O uso de computador, tablet e celular podem ser a razão para o aumento da miopia entre os adolescentes. É preciso atenção porque a miopia aumenta as chances de glaucoma e catarata precoce. Os especialistas dão algumas dicas: faça pausas a cada 1h30 e olhe para o horizonte; a distância do olho para a tela do celular deve ser de cerca de dois palmos; fique mais tempo ao ar livre e não leia no escuro. Crianças a partir dos dois anos devem ir ao oftalmologista. A miopia é a dificuldade de enxergar de longe.
|