Outros Toques
Temer corta verba de pesquisa
Laboratórios de institutos e universidade federais estão sem recursos para comprar equipamentos, avançar em pesquisas e até para pagar a luz. Com sucessivos cortes de verbas, pesquisadores têm denunciado a crise nas áreas de ciência e tecnologia do País. O orçamento para ciência e tecnologia em 2018 é o mais baixo da última década. A situação piorou após a fusão do Ministério da Comunicação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sem aumentar os recursos. Os cortes que o governo federal tem executado nas universidades federais e nas áreas de ciência e inovação colocam os estudos em risco.
Oh, dor
1/3 da população mundial sofre de dores crônicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dor crônica provoca a perda anual de 550 milhões de dias de trabalho em todo o mundo. Segundo Adail Ivan de Lemos, doutor em Dor Crônica pela Universidade de Londres e autor do livro Dor Crônica: Diagnóstico, Investigação e Tratamento, os estudos brasileiros não tem valor científico. “Em nosso país a dor não é investigada. Este descaso não se explica, uma vez que 60% das pessoas que chegam aos consultórios têm essa queixa”, disse.
Acesso à internet
Quase 95% dos brasileiros com 10 anos ou mais, que acessaram a internet no último trimestre de 2016 o fizeram a partir de um celular, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE. O segundo equipamento mais empregado foi o computador (64%), seguido pelo tablet (16%). A maioria das pessoas (94%) usou a internet para enviar ou receber mensagens ou imagens por aplicativos diferentes do e-mail. Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes, foi o objetivo de 76% das pessoas.
|