RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  19/06/2006
Edição Nº 934 de 19 a 23 de junho de 2006
ARTIGO

O olho eletrônico da divindade monetária

A Grécia antiga orbitava em torno de idéias. O período medieval, da fé. O moderno, nas possibilidades (que hoje sabemos exageradas) da razão. Hoje, o paradigma é o mercado. “Consumo, logo existo”. Vive-se para amealhar renda.O dinheiro tornou-se mais que símbolo do valor da mercadoria ou mediador das relações de troca. Impregnado de fetiche, como observou Marx, é o novo ídolo venerado, solenemente guardado no sacrário do sistema bancário e em honra do qual são sacrificados valores como a ética, o respeito às leis e até vidas humanas. Quem o possui sente-se introduzido no paraíso terrestre. Quem pena para obtê-lo, no purgatório. E quem dele carece, no inferno, marginalizado pela pobreza e condenado ao rol dos que padecem sob o peso sísifo das dívidas.

Não é fácil a família, a escola e a religião incutirem em crianças e jovens valores éticos numa sociedade que presta culto ao dinheiro e a quem o ostenta. As instituições que o administram – bancos e Bolsas de Valores – são catedrais estilizadas, cujas capelas se espalham pela cidade em rede de agências. Nelas não se ingressa senão possuído por aquela compunção de penitente rumo ao santuário, na esperança de bênçãos e curas. A porta é estreita como a de toda senda que conduz à salvação e à riqueza.

A mídia exalta quem é bafejado pelas bênçãos da fortuna. E exclui a turba anônima condenada à pobreza. O que traz o dinheiro não é apenas o poder mágico de amealhar bens, conforto, segurança e prestígio. É, sobretudo, poder, a propriedade de impor a própria vontade às demais. Gente como Bill Gates, que possui bilhões de dólares impossíveis de serem usufruídos ainda que ele retornasse por várias reencarnações, não estocam tamanha fortuna por mera avareza, e sim porque ela o torna mais poderoso.

Hoje é o dinheiro que entroniza a pessoa no poder e, passado de geração em geração, assegura a linhagem nobre. Basta uma oscilação da Bolsa para derrubar reis e coroar plebeus. Qualquer arrivista sem caráter pode brilhar na sociedade desde que possua muito dinheiro.

Esse paradigma do mercado, associado à apropriação privada da riqueza, faz com que se fale tanto de negócios. Esquece-se que o vocábulo tem o sufixo ócio, como a indicar não ser sadio cuidar de negócios sem jamais reservar tempo ao convívio familiar, ao lazer, ao entretenimento, às amizades, ao aprimoramento da vida espiritual.

Sábios, nossos avós consultavam a Bíblia ao iniciar o dia. Hoje, consultam-se os índices do mercado financeiro. A saúde pessoal parece depender mais das aplicações rentáveis que da disposição física, mental e espiritual. E a relação com o dinheiro delimita o convívio social: quem o tem cerca-se de seus pares e afasta-se de quem o perdeu ou nunca o possuiu. Falir é perder prestigio e amizades. Estar endividado é, a olhos alheios, ter contraído uma moléstia contagiosa.

Frei Betto – Frei dominicano, escritor
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Versão em PDF

Edição Nº 934 – de 19 a 23 de junho de 2003

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Tribuna Bancária
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br