Nova direção da CUT Tomou posse no dia 2/8, a nova direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo. Artur Henrique da Silva Santos foi empossado como novo presidente, junto com outros 31 dirigentes e seis conselheiros fiscais que vão comandar a maior central sindical da América Latina até 2009. Dois bancários representarão a categoria na nova gestão: Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT (Executiva Nacional da entidade), e Jacy Afonso de Melo, de Brasília (Tesoureiro).
Banco Central cria ouvidoria O Banco Central criou uma Ouvidoria para receber e responder as reclamações da sociedade contra a instituição. “O novo departamento terá o papel de ampliar a transparência do BC”, afirmou o diretor de administração do BC, João Antônio Fleury Teixeira. Segundo ele, o setor terá a responsabilidade de agilizar as demandas levadas ao banco, cobrando respostas rápidas à sociedade das diversas áreas do BC. A estrutura do novo departamento, que ainda está em fase de implementação, será pequena, contando com apenas seis pessoas, entre elas o ouvidor-geral, cuja função é subordinada ao presidente do BC, Henrique Meirelles.
Caixa abre mais cedo A Caixa Econômica Federal (CEF) em Fortaleza abre 10 agências mais cedo: de 8h às 16h. O horário de funcionamento será antecipado em duas horas até o dia 15/8. A mudança é devido o aumento de clientes por conta do pagamento de aposentadorias e benefícios dos programas sociais do Governo federal no período. A Caixa também iniciará o pagamento da nova parcela do PIS. Outra mudança será no funcionamento dos caixas de auto-atendimento que até o dia 30/8 será possível utilizá-los a partir das 8 horas. Essa mudança não vale para postos de atendimento bancário localizados em shoppings e locais como repartições públicas e Tribunal de Justiça.
“Vou votar em Lula . Acho que das forças políticas brasileiras, a única que apresenta potencial real de realizar mudanças substantivas na realidade do nosso País é o PT e o governo Lula. É a única esperança” É o que disse Frei Betto, em seu livro “Mosca Azul”. Ele viveu intensamente a vida política brasileira nos últimos 45 anos e mesmo saindo do governo em 2004, ainda deposita a expectativa de mudança social do Brasil em Lula e no PT.
Reajuste para aposentados O governo vai editar uma nova medida provisória concedendo o reajuste de 5% para as aposentadorias de valor superior a um salário mínimo pagas pela Previdência Social. Essa foi a saída encontrada pelo governo, já que há dificuldade política para votação, na Câmara, da MP que já está em vigor com o mesmo índice de reajuste. Na MP haverá um desmembramento de dispositivos, especificando a correção monetária de 3,14% e definindo um ganho real.
|