Lula cresce. Alckmin cai
De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada no dia 8/8, Lula venceria as eleições no primeiro turno com 55% dos votos válidos. O cenário é de crescimento para o presidente e para a candidata do PSol, Heloísa Helena (12% dos votos válidos). Já para o candidato tucano Geraldo Alckmin (28% dos votos válidos), o quadro aponta tendência de queda. A pesquisa CNT/ Sensus registra o mesmo cenário.
Segundo Turno
Em um suposto segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista teria 54% das intenções de voto (Datafolha) e o tucano ficaria com 37%. Lula teria o mesmo percentual caso disputasse o segundo turno contra a candidata do Psol, que atingiu 35%. Já no levantamento Sensus, 52,5% disseram votar no petista. Alckmin atingiu 29,8%. O desempenho de Lula melhora se a disputa fosse contra a candidata do PSol. Seriam 56,9% das intenções de voto contra 22,7%.
Tribuna Bancária na mídia
Deu no boletim “Tribuna Bancária” que os nove maiores grupos de bancos com atuação no Brasil, inclusive os estatais, devem R$ 1,194 bilhão ao INSS, de acordo com a última lista de inadimplentes do Ministério da Previdência. Cobrada na Justiça, a dívida corresponde a 5% do lucro das nove instituições no ano passado, no total de R$ 23,2 bilhões (Coluna É, Diário do Nordeste, dia 9/8)
“O governo não acusa. O governo age. O governo não sai pra imprensa dizendo: ‘olha, tal pessoa cometeu um erro’, não, o governo pune, afasta e abre sindicância. E os órgãos do Poder Judiciário, da Polícia Federal é que vão investigar. E isso é a única forma de nós continuarmos combatendo a corrupção e a mal versação do patrimônio público desse País” Presidente Lula, em entrevista ao Jornal Nacional dia 10/8, ao falar sobre o mensalão
Homofobia entre os brasileiros
A homofobia ainda é uma prática que predomina entre os brasileiros. Numa pesquisa do IBOPE, 56% afirmam que mudariam sua conduta em relação a um colega de trabalho que revelasse ser gay e 20% passariam a evitá-lo, 36% deixariam de contratar um homossexual para um cargo em sua empresa e 45% trocariam de médico soubesse que ele é gay. A deputada Iara Bernardes, do PT/SP, apresentou Projeto de Lei 5.003, de 2001, que criminaliza a homofobia. Caso o projeto seja aprovado, o crime de homofobia terá a tipificação do racismo.
|