Lula aumenta vantagem Considerando apenas os votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), Lula tem 56% contra 44% de Alckmin. A vantagem do petista Luiz Inácio Lula da Silva sobre o tucano Geraldo Alckmin no segundo turno da disputa presidencial passou de 7 para 12 pontos, de acordo com pesquisa Datafolha realizada na terça-feira (10/10). O levantamento foi o primeiro finalizado após o debate de domingo (8) na TV Bandeirantes. Em relação à pesquisa anterior, feita no dia 6, Lula oscilou de 50% para 51%, e Alckmin caiu de 43% para 40% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Reajuste de aposentados Aposentados e pensionistas poderão voltar a receber o mesmo índice anual de aumento dado ao salário mínimo, que será reajustado sempre no mês de abril, equivalente a, no mínimo, a recuperação da inflação do ano anterior mais o dobro do índice de crescimento da economia. A proposta consta do relatório final do senador Paulo Paim (PT-RS), aprovado pela Comissão Mista Especial do Salário Mínimo.
Pacote na Educação O presidente Lula (PT) e o ministro da Educação Fernando Haddad anunciaram no último dia 11/10 uma série de medidas na área da educação para incentivar a formação de novos professores para o ensino básico. A principal delas é a isenção dos juros no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) a estudantes de licenciaturas. Além disso, está prevista a criação de uma lei que permitirá o financiamento, pela iniciativa privada, de pesquisas conduzidas por universidades públicas e centros tecnológicos.
Investimentos Lula também sancionou no dia 11/10 a lei que cria 9.124 cargos no quadro de pessoal das instituições federais de educação profissional e tecnológica (entre professores e técnicos administrativos). A Capes vai passar a colaborar com estados e municípios na formação de professores da educação básica por meio do projeto Universidade Aberta. O presidente também vai anunciar medidas para equipar as escolas com computadores e DVDs.
“Nós pegamos esse País quebrado e comemos o pão que o diabo amassou, mas os tucanos pensavam: esse Lula é um torneiro mecânico, não vai dar certo. O que deixa o outro lado nervoso, doente, é comparar quatro anos nosso com oito deles” Disse Lula, em comício realizado em Belém-PA
|