Futebol Solidário No próximo dia 9/12 acontece a 8ª edição do Futebol Solidário, no Estádio Elzir Cabral (Clube do Ferroviário) das 14 às 18 horas, que arrecadará alimentos em prol da Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso (Capela Nossa Senhora de Lourdes) e Casa do Menino Jesus. A entrada será um quilo de alimento não perecível, numa realização da Associação cultural Solidariedade e Arte (Solar). Participam do Futebol da Solidariedade, artistas, jornalistas e atletas. Mais informações na Solar: 3226.1189.
Formação Numa realização da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários, acontece no próximo dia 19/12, em sua sede, às 19h, uma palestra sobre “O Movimento Sindical diante do governo Lula: balanço e perspectivas” tendo como expositor Altamiro Borges, jornalista, editor da Revista Debate Sindical, autor dos livros “Era FHC: a regressão do trabalho” e “Encruzilhadas do Sindicalismo”. Será debatedor o assessor político do Sindicato, Vicente Flávio.
Fique atento Os funcionários do Banco do Brasil devem ficar atentos ao prazo para reivindicar a verba de aprimoramento que o BB disponibiliza a cada semestre. Esse recurso é do Programa Extraordinário de Aprimoramento dos Funcionários do BB (Funci), como incentivo a aquisições que proporcionem melhoria na qualidade de vida do seu pessoal, como compra de livros, academias etc.
“Só através da permanente conscientização, da ativa mobilização e da sólida organização é que os trabalhadores poderão interferir nos rumos do País e na construção de “um outro mundo” Extraído do livro “Encruzilhadas do Sindicalismo”, de Altamiro Borges.
Em defesa da profissão Em outubro de 2005, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região restabeleceu a obrigatoriedade da formação em curso superior de jornalismo para o registro profissional de jornalista. Mas recentemente o Supremo Tribunal Federal confirmou a medida cautelar proposta pelo Ministério Público Federal que permite o exercício do jornalismo por precários enquanto o recurso à decisão do TRF não for julgado. Tal medida provocou grande revolta da categoria. A FENAJ, os Sindicatos e entidades de professores, pesquisadores e estudantes de Jornalismo estão deflagrando um amplo movimento para reverter tal decisão. Iniciado na semana passada, o novo movimento dos jornalistas brasileiros em defesa da regulamentação profissional e do diploma cresce nesta semana com atividades em diversos estados. Protestos contra decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) estão ocorrendo em diversos estados, com apoio de parlamentares e entidades da sociedade civil.
|