Dia Mundial da Água Aquecimento global, escassez e falta de saneamento, são algumas das principais preocupações que foram levantadas em todo o mundo no Dia Mundial da Água, celebrado dia 22/3. Este ano, a Organização das Nações Unidas chama para “afrontar” a escassez que, atualmente, atinge a 1 bilhão e 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Os últimos dados também não são alentadores, pois em 20 anos, se não houver uma ação mais incisiva, o problema atingirá dois terços da população mundial.
Novas regras garantem proteção da criança A partir de 13 de maio começam valer as novas regras para classificação indicativa na programação de TV, estabelecidas pela Portaria nº 264 do Ministério da Justiça. A norma define que pela primeira vez haverá uma padronização dos símbolos usados para indicar a classificação do programa e cria a autoclassificação para as emissoras, entre outras iniciativas. As regras dividem a responsabilidade entre emissoras, sociedade, Judiciário e Ministério da Justiça: são os pais que vão refletir sobre a qualidade da programação.
Campeão de Reclamação O número de reclamações contra os bancos não pára de crescer. Só neste dois primeiros meses do ano, o ranking do Banco Central apontou para um aumento de 22%. Pelo segundo mês consecutivo o Santander Banespa liderou o ranking de reclamações. O banco espanhol também foi o campeão no ano passado, liderando o ranking durante oito meses e marcando presença entre as cinco instituições mais reclamadas no restante de 2006. As queixas mais freqüentes se referem ao atendimento, seguido do fornecimento de documentos e de prazos não cumpridos. O banco holandês ABN Real foi o segundo mais reclamado, em fevereiro, seguido do Itaú, HSBC e Nossa Caixa, respectivamente.
“Os desafios sociais, a pobreza, a miséria, a violência, não são unicamente missão da Igreja. É o governo o principal responsável. A Igreja não tem competência decisória, mas é parceira das ações de melhorias sociais” afirmou o secretário-geral da CNBB, Dom Odilo Scherer.
Cuidado com fraudes Os eleitores cearenses que não votaram nas últimas três eleições têm até o dia 26/4 para regularizar suas situações junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Mas atenção: alguns e-mails estão sendo enviados para eleitores avisando que seus títulos estão cancelados e pedindo diversos dados para regularizar o documento. O TRT informa que esses e-mails são falsos e que as pessoas devem desconsiderá-los. O Tribunal não informará a ninguém a situação irregular, cabendo ao eleitor procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua casa.
|