Emenda 3
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que a derrubada do veto presidencial à emenda 3 “seria oficializar o trabalho escravo”. Lupi classificou a emenda como “atraso” para o Brasil. “O que significa isso? Burlar a legislação, não pagar os direitos trabalhistas, não depositar o Fundo de Garantia. Como o governo pode admitir isso?”, criticou o ministro.
Inconstitucional
Segundo Lupi, que fez as declarações em entrevista a emissoras da Radiobrás, todos os partidos da base do governo irão trabalhar para manter o veto presidencial no Congresso. “Defendo que o veto do presidente seja mantido. Até porque essa emenda 3 é inconstitucional. Ela, por exemplo, tira o poder do Ministério do Trabalho e Emprego de fiscalizar as empresas. Então, isso seria oficializar o trabalho escravo, dando como exemplo mais radical”, afirmou Lupi.
Internet mais barata
Um acordo firmado entre o Ministério das Comunicações, as operadoras de telefonia fixa e a Abrafix promete baratear o acesso discado à internet. Depois de 18 meses de negociações, ficou acertado que as operadoras oferecerão um pacote de 10h/mês ao preço de R$ 7,50, já incluídos os impostos. O desconto é de cerca de 80% em relação ao preço que é cobrado atualmente. Poderão ter acesso ao benefício qualquer consumidor que optar pelo Plano Básico de sua operadora, que dá direito a 200 minutos de ligação.
“O Brasil preserva e consolida o Estado laico e tem a religião como instrumento do espírito e dos problemas sociais”
afirmou o presidente Lula em encontro com o Papa, durante a visita de Bento XVI ao Brasil.
Acidentes de trabalho
O Brasil registrou 2.708 casos de morte decorrentes de acidentes de trabalho em 2005. Maior que em 2003, quando foram registradas 2.647 mortes. Os dados estão presentes em Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) divulgado pelos ministérios da Previdência e do Trabalho. O maior número de mortes ocorreu em SP (670 ocorrências), seguido por MG (351) e PR (206). Dados da publicação apontam que em 2005 foram registrados 491.711 casos de acidentes de trabalho pelo INSS por meio da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
|