É proibido esconder
De acordo com a resolução 214 do Contran, será obrigatória a instalação de placas de sinalização nas vias de todo o País onde estiverem instalados equipamentos medidores de velocidade, incluindo radares, lombadas eletrônicas e fotossensores. Com isso, multas aplicadas por radares escondidos dos motoristas ficarão sem validade no Brasil todo. Além de prévia sinalização para o alerta sobre a existência de fiscalização eletrônica na via, a norma prevê também que os equipamentos estejam instalados de forma visível. Uma placa visível ao condutor deve trazer a inscrição “fiscalização eletrônica” e registrar o limite de velocidade no local.
Bancos: campeões em lucro
O lucro do setor bancário é o maior entre todas as empresas de capital aberto do País. De acordo com estudo realizado pela consultoria Economática, os bancos respondem por 24% do lucro geral. Juntas, 20 empresas do setor acumularam ganhos de R$ 7,044 bilhões no 1º trimestre deste ano. Em segundo lugar, vêm as empresas da área de mineração, com 17,3%, e as de petróleo e gás, com 14,1%. A amostragem corresponde a 264 empresas de capital aberto no Brasil.
Telefonia fixa
A partir de 1º de agosto, não haverá mais tarifação telefônica por pulsos. A mudança de cobrança para minutos está sendo realizada desde março. Quem não optar por um dos planos deve ser incluído no plano básico. Além da operadora de telefonia fixa da região, os Procons locais podem orientar o consumidor na escolha do novo plano. Especialistas avaliam que o valor das ligações locais pode acrescer 40%. Mais informações:
Procon Fortaleza: (85) 3105.1296 – Rua Major Facundo, 869, Centro, de segunda-feira a sexta-feira, da 8h às 14h e Procon Assembléia: 0800.852700 – Av. Des.Moreira, no prédio da Assembléia Legislativa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“O governo deveria se preocupar em reduzir esse grande contingente informal que existe no País e não em barrar quem deseja trabalhar formalmente e pagar impostos. O Brasil possui milhões de pessoas trabalhando no mercado informal, sem nenhuma proteção trabalhista e previdenciária”.
Disse o advogado Sidnei Dal Poggetto Cunha, das Câmeras de Comércio italiana e portuguesa, no Brasil, criticando a carga tributária brasileira.
Desenvolvimento Social
A distância entre o Nordeste e o Sudeste em termos sociais caiu 17% de 1995 a 2005, aponta o Índice de Desenvolvimento Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (IDS-BNDES) divulgado dia 24/5. Dos três componentes do IDS – saúde, educação e renda –, educação foi o que registrou a maior taxa de crescimento global no período: passou de 0,34 para 0,51. Já a saúde foi o segundo indicador que mais evoluiu, passando de 0,48 para 0,64. O indicador de educação quase quadruplicou nessa região.
|