BESC & BB
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, anunciou que está em fase de conclusão a incorporação do Besc pelo Banco do Brasil. O maior entrave para a efetivação do negócio acabou de ser desfeito, com o destino da folha de pagamento do funcionalismo. O BB fará um adiantamento de R$ 210 milhões ao Estado para administrar as contas. O Besc foi federalizado em 1999 e desde então luta contra a privatização.
Não podem cobrar
Para os que ainda desconhecem é bom saber que, por determinação do Banco Central, os bancos não podem cobrar por vários itens. Entre eles: um cartão magnético ou um talão mensal com 10 folhas de cheques, conforme opção do cliente, manutenção de contas de poupança com saldo superior a R$ 20,00 e a receber, em casa, um extrato mensal com toda a movimentação do período.
Não podem cobrar II
A expedição de documentos destinados à liberação de garantias de qualquer natureza, a devolução de cheques pelo serviço de compensação, exceto por insuficiência de fundos, cuja tarifa deverá ser cobrada do emitente; e a renovação de sustação, contra-ordem ou cancelamento de cheques também fazem parte do grupo das gratuidades. Denúncias devem ser feitas para o 0800 979 2345.
IDT
Segundo pesquisa do IDT, nada menos que 37,73% da população ocupada de Fortaleza recebeu no ano passado até um salário mínimo como remuneração por seu trabalho. O avanço do setor de serviços como empregador de mão-de-obra em Fortaleza também corrobora para o fenômeno, uma vez que este emprega mais, mas paga menos do que a indústria. Compondo com o comércio o chamado setor terciário, ele absorve nada menos que 71% da população ocupada em Fortaleza.
“O Jornal Nacional mostra que o carro-chefe do jornalismo global tem tratado sistematicamente os movimentos sociais como organizações raivosas e criminosas. O pano de fundo é a defesa do “modelo liberal” – um sistema de regras que torna o trabalho cada vez mais desprotegido, a demanda por benefícios sociais marginalizada e os privilégios de uma minoria da sociedade cada vez mais acintosos”
disse Wagner Gomes – vice- presidente nacional da CUT
|