Ranking de reclamações
O Banco Central divulgou o ranking de abril das queixas contra os bancos que têm mais de um milhão de clientes. Em abril foram 2.226 reclamações, 1.480 delas procedentes. O maior índice de reclamações está relacionado à qualidade do serviço de atendimento das instituições. O Santander Banespa lidera o ranking com 341 reclamações, sendo 107 queixas a respeito do serviço de atendimento. O banco está desde dezembro à frente da lista entre os cinco mais reclamados. Em 2º lugar está o ABN Amro Real, com 175 reclamações procedentes.
Obesidade
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinou duas portarias ministeriais que ampliam recursos e facilitam o acesso à operação de redução de estômago (cirurgia bariátrica). Com as portarias, o Ministério da Saúde se comprometeu a aumentar o credenciamento de mais centros cirúrgicos. Atualmente, no Brasil, existem 52 centros. O governo federal deve aumentar para 6 mil o número de cirurgias anuais pelo SUS. Os recursos passarão de R$ 8 milhões (em 2006) para cerca de R$ 20 milhões (em 2007).
Integração sem terminais
A Etufor implantou no dia 1º/7, o Sistema de Integração Temporal, com projeto-piloto na Messejana. O projeto permite ao usuário, em um certo intervalo de tempo (30 min mais o período que restaria para que o 2º ônibus complete a viagem) e pagando uma só passagem, possa utilizar mais de um ônibus, sem a necessidade de passar por um terminal. O usuário não poderá usar uma mesma linha para ir a algum lugar e voltar sem pagar uma nova passagem. O projeto poderá ser extensivo a todos os bairros até o fim do ano ou início de 2008.
Mudanças nas placas
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) irá alterar o tipo de letra utilizado nas placas dos veículos. O objetivo é padronizar o equipamento no estilo (ou caracteres) “mandatory” e melhorar a visualização da identificação do veículo. A medida entrará em vigor a partir de 1º/8. Por enquanto, só os carros zero receberão as novas placas. Portanto, não é preciso correr para efetuar a troca, pois a substituição das placas atuais pelas novas será feita gradualmente, assim que o proprietário do veículo necessite de um serviço do Detran. Está mantido o uso de placa traseira com película refletiva para motos e triciclos.
“Não podemos nos conformar apenas com o que Deus nos deu. Precisamos artificializar também algumas coisas. Nenhum país do mundo se desenvolveu sem uma base industrial sólida, a exceção da Irlanda”
Ressaltou o governador Cid Gomes, ao frisar, como opinião e juízo pessoal seus, sobre a instalação da Usina Siderúrgica Ceará Steel, no Porto do Pecém
|