Desemprego diminui
Após registrar comportamento ascendente desde o início do ano, a taxa média de desemprego apresentou recuo em maio, situando-se em 16,4%. Em abril, a taxa foi de 16,9% e em maio/2006, 17,9%. O crescimento de 88 mil pessoas no total de ocupados resultou do aumento ocorrido em Serviços (78 mil), Construção Civil (14 mil) e no agregado Outros Setores (38 mil). A Indústria fechou 42 mil vagas enquanto o Comércio manteve seu nível estabilizado. O rendimento médio correspondeu a R$ 1.057,00, enquanto o salário médio ficou em R$ 1.133,00.
Integração
Foi lançado na última segunda-feira, dia 9/7, na Assembléia Legislativa, o Comitê Estadual pela Integração do Rio São Francisco ao Nordeste Setentrional. A iniciativa tem como objetivo reunir os esforços da área governamental, iniciativa privada e sociedade civil em prol da integração que representa a redenção do semi-árido nordestino. O lançamento contou com a presença do governador Cid Gomes, líderes empresariais e políticos, trabalhadores e de representantes da sociedade civil.
Concessões públicas
Em 2007 vence a concessão pública de cerca de 180 emissoras de rádio e televisão, entre elas a Globo. A renovação das licenças é avaliada pela Comissão de Constituição do Congresso, que podem não ser renovadas em casos de má qualidade técnica, desrespeito às leis trabalhistas etc. Os especialistas da área de comunicação defendem que esses critérios técnicos são insuficientes para determinar o uso público de canais e defendem que o governo deve avaliar também a qualidade da programação. Uma comissão de profissionais de comunicação lançou a campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” exigindo das emissoras uma programação com mais qualidade. As TVs têm suas concessões avaliadas a cada 15 anos e, as rádios, a cada dez.
Aposentadoria corrigida
Mais de 10 mil mulheres que se aposentaram desde 1999 vão receber um dinheiro a mais do INSS nesse mês. O valor se refere a um erro feito pela Previdência na hora de calcular o valor da aposentadoria de mulheres que se aposentaram por idade entre novembro/1999 e março/2007. O INSS irá telefonar para a casa de todas as pessoas que têm direito à correção. Mas quem quiser saber se será beneficiada já pode olhar a lista colocada no site do Ministério da Previdência (www.mpas.gov.br) ou através do número do INSS: 135.
“O problema, gente, é que esse País é complicado. A gente anuncia uma obra e logo aparece alguém para proibir de continuar. Vem alguém e diz que precisa parar e aí a obra não começa a andar. Eu vou contar uma coisa para vocês: para construir tem poucos, mas para não deixar construir tá assim de gente”
Criticou o presidente Lula sobre o andamento das obras importantes para o desenvolvimento do País e da Região Nordeste, em visita a Fortaleza, dia 3/7
|