O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) abre hoje, a partir de 19 horas, as portas da Galeria Dragão do Mar para a estreia de seu Mercado de Arte. O espaço, que estreia com exposição de artistas selecionados pelo IFoto (Instituto da Fotografia), passará não somente a exibir, mas a comercializar as peças.
A proposta, segundo a diretora de Ação Cultural do CDMAC, Isabel Andrade, é estimular um nicho cultural pouco explorado na Cidade. “O mercado de arte no Ceará é ainda muito pequeno, fraco, precisa de curadores. O Dragão nunca deu essa oportunidade para os artistas. E, de fato, a ideia era otimizar o espaço que estava ocioso e transformá-lo em uma galeria, para que artistas e coletivos comercializem seus trabalhos”.
Para a exposição de estreia, oito fotógrafos selecionados pelo Ifoto apresentam suas criações. São eles: Celso Oliveira, Chico Gomes, Galbas Sandras, Gentil Barreira, Henrique Torres, Sérgio Carvalho, Sheila Oliveira e Silas de Paula.
De acordo com Fernando Jorge, diretor-presidente do IFoto, todo o material exposto obedece a rigorosos controles de qualidade do colecionismo da fotografia internacional, ou seja, “são obras que serão impressas em papel de pigmento mineral, que tem melhor qualidade e longa duração, além de que serão fotos limitadas, numeradas e assinadas pelos autores”.
Fernando aponta que, embora iniciativas como esta comecem a promover o debate sobre a comercialização de obras de arte, o mercado local é ainda muito incipiente.
O piauiense Sérgio Carvalho, que participa da mostra retratando o ofício de pescadores, explica a dificuldade de imprimir um valor à fotografia em um cenário onde a população não vê a aquisição de peças de arte como investimento.
“Quando você vai dar valor a uma obra de arte num mercado incipiente, você tende a puxar o valor para baixo, para tentar criar um mercado consumidor”, explica. “Mas se você vai expor nesse mercado, tem que ter a preocupação com o papel, a impressão, você tem que agregar valor”.
A exposição fica em cartaz até o dia 15 de março, com visitação de terça a quinta, de 10h às 18h, e nos finais de semana, de 14h às 20h. Quem tiver interesse, é possível adquirir as peças no local. (Elisa Parente)
SERVIÇO:
Abertura do Mercado de Arte - exposição Ifoto
Quando: A partir de hoje, às 19h, e até o dia 15 de março
Onde: Galeria de Arte do CDMAC (varanda do Memorial da Cultura Cearense - Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Entrada franca.
Outras informações: 3488 8608
|