Foram cinco indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme, atriz e roteiro original. “A hora mais escura” é mais uma grande façanha da diretora Kathryn Bigelow e do roteirista Mark Boal, que já levaram a estatueta em 2010 por “Guerra ao terror”.
Jessica Chastain é Maya, super agente da CIA, que não descansa até encontar Bin Laden
Mais uma vez, guerra e terrorismo são tema de uma trama densa e cheia de suspense. Agora, porém, o foco está na caçada americana ao inimigo número1 dos Estados Unidos, Osama Bin Laden.
Sem focar muito em dramas pessoais e dando maior atenção ao registro histórico da operação militar, o longa, que tem mais de 2h e meia de duração, traz como protagonista a Maya (Jessica Chastain), jovem agente da CIA, sagaz e destemida. Durante 10 anos, tudo que ela faz é caçar, sem descanso, o líder do famoso atentado de 11 de setembro de 2001.
Heroína
Enfrentando a desconfiança da ala masculina, a "heroína" não parece balançada nem nas cenas de tortura. A atuação de Jessica é mais do que competente, mesmo sem que sua personagem tenha de tocar em armas ou se envolver em ações inverossímeis.
Completam ainda o elenco os atores, Mark Strong, Joel Edgerton, Édgar Ramírez, Mark Duplass, Frank Grillo e Jason Clarke e Jennifer Ehle.
Trama densa
No filme, fica clara a visão e os métodos americanos na empreitada, que incluem torturas (um dos fatos que trouxe bastante polêmica ao longa), erros e acertos técnicos e humanos e barganhas políticas. Até Barack Obama dá o ar da graça em discurso que demonstra a falta de tolerância americana com ações terroristas. O filme chegou até a ser investigado pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) para saber se eles havia tido acesso inapropriado a segredos militares.
"A hora mais escura" é dividido em subcapítulos que tentam orientar o público na linha do tempo em que passa, detalhando como a Casa Branca chegará ao fim da operação com agentes secretos espalhados pelo mundo.
Difícil de digerir, mas tecnicamente bem executado, o novo trabalho de Bigelow e Boal foi filmado na India, Jordânia e Inglaterra. Pode em alguns momentos ser cansativo, porém, sabe bem a hora de agir.
|