No próximo domingo, quando acontece a 85ª edição do Oscar, Quvenzhane Wallis pode se tornar a mais jovem ganhadora do prêmio de melhor atriz concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o troféu mais ambicionado do cinema. Ela conseguiu o papel mentindo sobre sua idade: Quvenzhane Wallis tinha 5 anos, mas a produção do filme Indomável Sonhadora só estava fazendo testes com meninas com pelo menos 6.
Sem desconfiarem, deixaram que ela fizesse o teste e ficaram impressionados com sua atuação, o que lhe valeu o papel de protagonista dessa produção independente de baixo custo. “Estava muito claro... não se encontra meninas de seis anos que tenham esse talento”, disse o diretor do filme, Benh Zeitlin. “Ela tinha esse carisma natural, concentração, força, sabedoria e moralidade”, explicou.
Esse carisma ficou óbvio ao se ver Wallis dando entrevistas para promover o filme durante estes últimos meses, mesmo antes de ser alçada à fama com a indicação ao Oscar em janeiro. “Ainda estava dormindo no meu quarto”, contou Wallis ao apresentador Jay Leno, ao ser perguntada sobre como ficou sabendo que tinha sido indicada junto a nomes de peso como Jessica Chastain, Jennifer Lawrence, Naomi Watts e Emmanuelle Riva, francesa de 85 anos que é a mais velha atriz a concorrer ao prêmio.
“Ainda que não tenha demonstrado, estava dando cambalhotas e coisas do tipo por dentro”, afirmou a jovem atriz ao apresentador, a quem repreendeu por fazer a ela uma pergunta mais apropriada ao diretor.
No filme, Wallis dá vida a Hushpuppy, uma menina que vive nos pântanos de Louisiana com seu pai irascível e doente, Wink, em uma comunidade ameaçada pelas inundações provocadas pelo derretimento das calotas polares. “Indomável Sonhadora” ganhou o prestigioso Caméra D’Or no último Festival de Cannes, na França, e o Prêmio do Júri de melhor drama no Festival de Sundance. Quvenzhane é a mais jovem atriz a concorrer ao prêmio de melhor atriz no Oscar. A segunda mais jovem, Keisha Castle-Hughes, tinha 13 anos quando foi indicada, em 2003, pelo filme “A Encantadora de Baleias”. A terceira, Jennifer Lawrence, no páreo novamente neste ano, concorreu a uma estatueta aos 20 anos pelo filme “Inverno da Alma”, em 2010.
O artista mais jovem a ganhar o prêmio em qualquer categoria foi Tatum O’Neal, que tinha apenas 10 anos quando conquistou a estatueta de melhor atriz coadjuvante em 1973.
As estrelas que comandam a festa
Depois de anunciar o nome de diversos atores previamente indicados ao prêmio na segunda-feira, os produtores da festa agora convocaram novas estrelas de Hollywood para entregar as estatuetas. Jennifer Aniston, a eterna Rachel da série Friends, Michael Douglas (Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme), Jamie Foxx (Django Livre) e o comediante Paul Rudd (Eu Te Amo, Cara) são os nomes novos que se juntam à extensa lista de apresentadores deste ano. Aniston e Rudd estrelaram juntos o filme Viajar é Preciso no ano passado. Já Douglas venceu o Oscar em duas oportunidades. A primeira, em 1975, como produtor de Um Estranho no Ninho. A segunda, já na pele de Gordon Gekko, o ambicioso executivo de Wall Street, em 1987. Foxx, por sua vez, foi eleito melhor ator em 2004, pelo filme Ray, no qual interpretou o músico cego Ray Charles. Os quatro se juntam a figuras como John Travolta, Liam Neeson, Jennifer Lawrence etc.
|