Uma das peças mais populares do dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna, "O santo e a porca" tem como mote o casamento da filha de um homem muito avarento.
Os atores Aline Campelo e Aldrey Rocha, do Grupo K´Os de teatro, em cena na peça "O prisioneiro": inspiração no universo do escritor Ariano Suassuna
Recentemente, a obra serviu de base para a criação do espetáculo cearense "O prisioneiro", do Grupo K´Os de Teatro, que estreia hoje uma mini-temporada no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, dentro da programação do projeto Quarta do Riso.
A trama conta a história de Eurico, um senhor pão-duro que vive em pé de guerra com Caroba, sua empregada, sempre atenta à porca onde ele guarda toda a sua fortuna.
Esperta, a mulher monta um plano e aproveita a ausência do patrão para tentar pegar o dinheiro guardado. Eurico, porém, permanece alerta ao que ocorre em sua residência, minando as investidas de Caroba.
Segundo a produtora e atriz do grupo Aline Campelo (que interpreta a empregada), o espetáculo traz ainda referências de outras obras de Suassuna. "De ´O santo e a porca´ tiramos apenas os personagens e suas respectivas características. Mas pesquisamos também outros textos e cordéis de Ariano, que trazem uma regionalidade de forma bem cômica", detalha a jovem.
Aline divide o palco com colega Aldrey Rocha, que interpreta Eurico. "Exploramos bastante o aspecto da loucura com Eurico, dessa obsessão dele pelo dinheiro. Por isso é um personagem que, apesar de cômico, inspira certa reflexão na plateia", adianta Aline. A peça conta com orientação cênica de João Machado.
"O prisioneiro" já teve apresentações avulsas em Fortaleza e cumpriu breve temporada no CCBNB de Sousa (Paraíba). Em abril o K´Os participa do Festival de teatro de Curitiba, um dos principais eventos da área no País, como selecionado para a mostra Fringe.
Mais informações
Espetáculo "O prisioneiro". Hoje e nos dias 13 e 20/03, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701, Centro).
Contato: (85) 3452.9066
|