Vida do poeta será contada em espetáculo apresentado nos dias 13, 14 e 15, no Espaço Cultural dos Correios
Considerado um artífice das palavras, pela maneira sensível e delicada de sua escrita, a vida e a obra do poeta Mario Quintana (1906-1994) são levadas ao palco, em espetáculo que mescla teatro, música e poesia. A união de diversas linguagens artísticas constitui o fio condutor da narrativa do espetáculo "Mário Quintana - o poeta das coisas simples", performance poética teatral que será apresentada nos dias 13, 14 e 15, às 19h, no Espaço Cultural dos Correios Fortaleza. As sessões são gratuitas e, no dia 14, acontece apresentação especial em Libras. Com uma hora de duração, o espetáculo transcorre num cenário simples, no qual quatro atores em cena, ao som de um acordeom, realizam um verdadeiro passeio pela obra do poeta, nascido na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul, considerado um dos mais importantes do País. Num clima intimista, a performance teatral ganha forma, sendo focada na interpretação dos atores que, de forma alternada, incorporam o poeta.
Desde a infância, o ator e produtor do espetáculo, Sergio Miguel Braga, convive com a poética de Maio Quintana. "Minha avó lia para mim", lembra, completando que sempre quis prestar uma homenagem àquele que marcou sua vida. A ideia começa a ganhar forma em 2009, mas diz que não queria reduzir a um trabalho que fosse apenas centrado na dramaturgia. Foi então que resolveu escrever o projeto Mário Quintana, sendo apresentado pela primeira vez no Centro Cultural do Banco do Brasil, em São Paulo. "Só não imaginei que agradasse tanto", diz, completando que reúne teatro, música e poesia. Depois foi a vez do "Mário Quintana - o poeta das coisas simples" ser apresentado no Rio Grande do Sul, Recife e, agora, a atual temporada, que conta com patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura (Minc) chegar a Fortaleza. Antes, em dezembro, passou por Juiz de Fora (Minas Gerais) e Salvador, em janeiro. Em setembro, a próxima parada será em Brasília, mas antes, a poesia de Mário Quintana vai visitar seis cidades do Pantanal, Mato Grosso.
O roteiro do espetáculo é dividido em estações, fazendo referência à vida do autor, que, numa demonstração de desapego, sempre morou em hotéis. As estações ganham nomes que têm muito significado na sua obra: "amor", "paixão", "infância" e "outono da vida", para simbolizar a terceira idade. Sérgio Braga conta que se debruçou sobre a obra do autor para construir o espetáculo. A pesquisa foi realizada em livros, incluindo a leitura de toda a obra, entrevistas com Elena Quintana, sobrinha do poeta, e Bruna Lombardi, amiga e admiradora do poeta, além de visitas à Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. "Mário falava de coisas simples, sendo considerado o poeta da palavra", conta Sérgio Braga, lembrando de temas como solidão, morte e infância presentes na sua obra.
Com uma hora de duração, os quatro atores, que formam o elenco do espetáculo: Selma Lopes, Isis Koschdoski, Vivian Duarte, Sergio Braga, acompanhados pelo acordeonista Grasi Muller dividem o palco. "O cenário é simples e funcional, formado por uma mesa e quatro cadeiras grandes", explica o produtor. O que chama a atenção é uma cadeira, com uma bengala, que completa a cena. Só que ela nunca é usada. Durante o desenrolar do espetáculo, em cada momento, um dos atores vive Quintana. "Sempre gostei de Mário Quintana e me tornei um profundo conhecedor de sua obra e me apaixonei", diz Sergio Braga, que confessa sentir mais prazer a cada apresentação da performance teatral.
As sessões são gratuitas, no auditório do Espaço Cultural Correios Fortaleza, que tem capacidade para 70 pessoas por apresentação. As senhas de entrada serão distribuídas por ordem de chegada, a partir de 18h. Dia 14 de março, a apresentação terá maior acessibilidade ao público com limitações de audição pela interpretação em Libras. O trabalho é construído a partir de diversas linguagens artísticas, levando ao palco um ator e três atrizes, que cantam e interpretam a vida e a obra de Mario Quintana. Há também dois áudios históricos, um com o próprio poeta recitando seu "Poeminha do Contra" e outro com um poema escrito para Bruna Lombardi. A performance "Mário Quintana - O Poeta das Coisas Simples" tem patrocínio dos Correios e Ministério da Cultura, tendo sido um dos projetos na área de Humanidades aprovados via seleção pública para compor a programação 2012/2013 do Espaço Cultural Correios Fortaleza.
Em termos nacionais, os Correios destinaram, por meio de edital público, cerca de R$ 18 milhões ao patrocínio de projetos para a temporada 2012/2013 das suas unidades culturais localizadas no Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Juiz de Fora e Brasília. Em Fortaleza, estão sendo destinados mais de R$ 1 milhão para patrocínio cultural. Ainda nesse semestre, os Correios prevê abertura editais nas áreas de Humanidades e Cultura já para as temporadas de 2013/2014.
Mais informações:
"Mário Quintana - O poeta das coisas simples" será apresentado dias 13, 14 e 15, às 19h, no Espaço Cultural Correios (Rua Senador Alencar, 38, Centro). Os convites serão retirados no local, a partir das 18h, por ordem de chegada. No dia 14, a apresentação será com intérprete de Libras.
Contato: (85) 3255-7262
|