O I Festival Fortaleza Instrumental, que tem como foco a música de corda, acontecerá nos próximos dias 15 e 16, no Theatro José de Alencar (TJA). O evento é grátis e vai reunir diferentes gerações de músicos instrumentais do Ceará, São Paulo e Minas Gerais. Além de shows, como o do músico mineiro Toninho Horta, que fecha no sábado, às 21h o evento, a programação do festival inclui também a realização de oficinas e workshops com os músicos selecionados. A realização é da Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar), que tem à frente o cantor e compositor, Pingo de Fortaleza, idealizador do festival, que quer tornar o evento anual. A proposta é apresentar uma programação que una shows e troca de experiências, bem como democratizar o estudo da música, daí não ser um evento restrito apenas a músicos profissionais, sendo aberto a historiadores e pesquisadores.
Na sexta-feira, às 19h, Pingo de Fortaleza abre a programação de shows do festival com o grupo "Rio das Cordas", de Guaramiranga, nos jardins do TJA, dando boas-vindas ao público. No primeiro dia do festival, os trabalhos serão realizados pela manhã e à tarde, com a realização de oficinas e workshops, finalizando com shows dos músicos Zé Menezes, Orquestra de Câmara Fermata e Mimi Rocha. No sábado, as oficinas e workshops acontecerão somente à tarde. Conforme Pingo de Fortaleza, "a ideia é destacar um tipo de música a cada ano, começando pela de corda", justificando a ideia de realizar o festival todos os anos. Informa que as inscrições podem ser feitas na sede da Solar, localizada na Avenida da Universidade, 2333 ou pelo email: associacaosolar@gmail.com. "Nossa proposta é incluir o evento no calendário cultural do Ceará", reforça. Os participantes receberão certificados. A programação acontece no foyer, sala de canto e sala de dança do José de Alencar.
O festival abrange duas vertentes. Enquanto músicos, sobretudo jovens ou mesmo pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos no campo dessa linguagem artística, participam de oficinas, realizadas pela manhã e à tarde, na parte da noite, serão realizados shows de artistas consagrados da música instrumental. Destacam-se os músicos cearenses Nonato Luiz, Pingo de Fortaleza e Orquestra Fermata, sob a regência do maestro Wasken Fermanian, o veterano Zé Menezes, Marco Leonel Fukuda, Orquestra Rio da Cordas, Mimi Rocha, grupo "Nó na Madeira", de Aquiraz, além do paulista Diego Figueiredo e o mineiro Toninho Horta. O Fortaleza Instrumental faz parte da atuação da Associação Solar no campo da produção e conta com a produção do músico Arnóbio Santiago.
Alguns dos músicos realizam shows e comandam oficinas e workshops, como Toninho Horta, membro da geração do Clube da Esquina. Ele ministra workshop na sexta-feira, das 15h30 às 16h30, no foyer do Theatro José de Alencar, fazendo o show de encerramento, no sábado, a partir das 21h. Também na sexta, o músico cearense Zé Menezes comanda workshop, das 10h às 11h30. Já Diego Figueiredo ministra workshop, sábado, das 15 às 16h.
Mais informçações:
I Festival Fortaleza Instrumental. Dias 15 e 16, no Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525, Centro). Gratuito. Contato: (85) 3101.2583
|