Festival Jazz & Blues de Guaramiranga deste ano, em sua 14ª edição: livro que recorda trajetória do evento foi lançado na primeira noite da programação, no palco principal da Cidade do Jazz & Blues. Agora é a vez de Fortaleza Foto: Viviane Pinheiro
Depois de ser apresentado ao público no alto da serra, na abertura do XIV Festival de Jazz & Blues, o livro "Nos Acordes do Jazz & Blues - Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga" será lançado hoje à noite, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
A publicação retoma o quase 15 anos de história do evento, com causos de bastidores, entrevistas e depoimentos de artistas e público, além de documentos como folders, mapa de palco, ingressos, planilhas, entre outros. Destaque-se ainda o conjunto de 297 fotografias de Chico Gadelha, veterano que esteve presente em todas as edições do festival.
O projeto editorial, a pesquisa e a redação do livro ficaram a cargo do jornalista Dalwton Moura, que acompanhou o Jazz & Blues em quase todos os anos. A trajetória do evento justifica a publicação: criado em 2000, o festival foi responsável por diversificar o caráter do Carnaval do Ceará, até então dominado pelo axé e pela rota das praias.
Inicialmente, a ideia de atrair público para o frio da serra com grandes nomes do jazz e do blues parecia improvável; ao longo dos anos, porém, o comparecimento tornou-se cada vez maior e o evento consolidou-se no calendário cultura não apenas do Estado, mas do País - pelo menos no nicho dos dois gêneros musicais.
Ao longo dos anos, passaram pelo festival nomes importantes como Hermeto Paschoal, Renato Borgheti, César Camargo Mariano, Paquito D´Rivera, Stanley Jordan, Scott Henderson, Toots Thielemans, Ivan Lins, Manassés de Souza, entre tantos outros talentos.
Dividido em quatro capítulos, o livro foi produzido pela Via de Comunicação, realizadora do festival, e tem projeto gráfico de Caio Castelo. O primeiro revela desde a gestação do projeto, sua concepção em 1999, até a parceria firmada com músicos que participaram da edição inaugural. No segundo capítulo é apresentado uma espécie de retrato das 13 edições, de 2000 a 2012, incluindo fotografias das atrações e histórias de cada Carnaval.
O terceiro capítulo revela aspectos menos conhecidos do público, relacionados às ações de formação e às transformações na comunidade de Guaramiranga ao longo dos anos; o livro encerra-se com depoimentos do público, de moradores da cidade e músicos sobre o festival.
O lançamento acontece no espaço em frente ao Teatro do CDMAC, com direito a jam session comandada pelo guitarrista e violonista cearense Cainã Cavalcante.
Mais informações
Lançamento do livro "Nos acordes do jazz e blues". Hoje, às 19h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Contato: (85) 3488.8600
|