A partir de amanhã, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa (PB) recebem o VII Festival de Artes Cênicas do BNB
De amanhã até 27 de março, os palcos e praças de Fortaleza ganham novos habitantes e histórias, quando as "cortinas" se abrem para o Festival das Artes Cênicas. O evento, que acontece ainda nos centros culturais do Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte e Sousa (PB), inclui espetáculos de artistas e grupos das cidades sedes e de outros Estados do País. A proposta é, além de oferecer conteúdo diversificado ao público, promover experiências de intercâmbio entre os participantes selecionados.
Na capital cearense, o festival vincula-se aos diferentes espaços de cultura existentes: a programação divide-se entre o Theatro José de Alencar, o Sesc Senac Iracema e o Cuca Che Guevara, além de praças públicas. Em Juazeiro e em Sousa, os espetáculos acontecem nas sedes do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e, também, em praças e ruas. Bate-papos e oficinas completam as atividades. Não por acaso, o encerramento acontece no Dia Mundial do Teatro, 27.
Ao todo, participam 24 grupos, quase todos do Nordeste, oriundos dos nove estados da região. A lista inclui ainda companhias de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A partir da troca de experiências entre os artistas, os organizadores esperam fortalecer e estimular a pesquisa e o desenvolvimento cênico desses locais, além de trazer benefícios econômicos.
Fortaleza está representado por grupos como Nóis de Teatro (com a montagem "A Granja"), Companhia CLÊ - Circo Lúdico Experimental (com "Erêndi- ra"), Bricoleiros ("Criaturas de Papel"), Aprendizes em Troca ("Império das Luzes") e por artistas como a coreógrafa Silvia Moura (com o espetáculo "Anatomia das Coisas Encalhadas"). Do Cariri, apresenta-se o Grupo Entremeios, com "Frei Molambo - Ora Pro Nobis".
Mobilização
Para a bailarina e coreógrafa Sílvia Moura, que abre a programação amanhã, eventos como o VII Festival de Artes Cênicas são fundamentais para a cena artística da cidade, na medida em que mobilizam o público para assistir várias produções, além de possibilitar acesso a quem normalmente não tem condições de frequentar esse tipo de programação.
"Vale ressaltar ainda que festivais terminam oferecendo um panorama da produção atual, e ter essa dimensão é importante. Eles facilitam a disponibilização de espaços para artistas e grupos. Essa garantia permite maior tempo de vida aos espetáculos", diz.
Em "das Coisas Encalhadas", Moura propõe uma reflexão sobre o entendimento de si próprio e do outro, em um mundo cuja relação espaço-tempo foi modificada, acelerada. "Abordo questões como a rapidez dos relacionamentos, dos descartes, seja entre pessoas ou pessoas e objetos, desse consumo voraz em um mundo tão rápido e, ao mesmo tempo, tão frágil de continuidade", critica.
Apresentado pela primeira vez em abril de 2012, "Anatomia" mistura elementos da dança e do teatro. "A estrutura dele gira em torno da dança, mas há dramaturgia, texto. Então essa separação fica muito sutil, não acontece em meu trabalho", explica Moura.
Segundo Ivina Passos, sócia da Ato Marketing Cultural, que realiza o festival, a sétima edição é mais um passo no sentido de ampliar a circulação e a difusão das artes cênicas no País. Monique Cardoso, também sócia da empresa, ressalta a importância do investimento em formação e capacitação de "agentes culturais, que frente as exigências de profissionalização do setor necessitam cada vez mais de ferramentas técnicas e administrativas para a longevidade de seus trabalhos". Nesse sentido, além da mostra de espetáculos, o festival realiza ainda oficinas de produção e gestão de grupos e captação de recursos, em cada uma das cidades.
Programação
16/03
Fortaleza
16h - Cortejo de Abertura, saindo da Praça José de Alencar
20h - "Anatomia das Coisas Encalhadas", espetáculo de Silvia Moura, no Sesc Senac Iracema
Confira a programação completa do VII Festival das Artes Cênicas no site www.bnb.gov.br/content/aplicacao/centro_cultural/artes_cenicas/gerados/festival_artescenicas.asp
Mais informações:
VII Festival de Artes Cênicas - de 16 a 27 de março, no TJA, Sesc Senai Iracema e Cuca Che Guevara (em Fortaleza). Gratuito. Programação completa em bnb.gov.br
|